Foto: iStock

 

Na Igreja Católica existe um método tradicional de ler a Sagrada Escritura e fazer a experiência viva de diálogo com Deus, que nos fala e que devemos aprender a escutar, e permitir que nos conduza para a plena comunhão com Ele. A Lectio Divina não se reduz a um estudo bíblico, é, antes, experiência de Deus, é uma prática cotidiana não apenas dos monges, mas acessível a todo cristão.

Se você quer percorrer essa peregrinação orante, procure um lugar tranquilo de preferência onde esteja solitário, livre de ruídos e de tudo aquilo que possa levá-lo à distração.


A conversão de São Paulo

Quem és tu, Senhor?

∙ Peça que o Espírito Santo ilumine sua mente e seu coração, para bem acolher a palavra de Deus.

. Procure em sua Bíblia: Atos dos Apóstolos 9,1-22.

 

1 – Leitura (Lectio)

Leia o texto sugerido (Atos dos Apóstolos 9,1-22). Releia-o, atualizando em sua mente a cena narrada. Acabamos de ler a história maravilhosa de conversão de São Paulo. De perseguidor dos cristãos, torna-se “testemunha diante de todos os homens” (At 22,15), e propagador do Evangelho de Cristo. Para Saulo de Tarso, o encontro com Jesus Ressuscitado marca sua vida por completo. Estando em viagem para Damasco, é surpreendido por uma forte luz, cai por terra, e ouve a voz de Jesus que lhe dizia: “Saulo! Saulo! Por que me persegues?”. Por intervenção divina ,Saulo muda de vida, passa a ser chamado por um nome novo, torna-se anunciador da palavra de Deus, tornando-se Apóstolo de Cristo. Os outros Apóstolos assumiram sua missão somente depois de muitos vacilos e indecisões, apesar dos ensinamentos e companhia de Jesus. Com São Paulo não houve nada disso. Seu acesso a Jesus e a aceitação Dele como o Messias se deu de improviso e definitivamente, não obstante, teve que enfrentar muitos conflitos entre a missão que recebeu e a vida que levara.

2 – Ruminação (Ruminatio)

Releia a passagem do Evangelho, e procure confrontá-la com sua vida. São Paulo “perseguia com violência os que invocavam o nome de Jesus”, matava os cristãos, e Jesus apareceu a Ele. Talvez você tenha pensado: “Ah, se Deus quer que eu mude de vida, que apareça também a mim!”. Você mata os Cristãos? Tem matado você mesmo, ou aqueles que vivem uma vida conforme os ensinamentos da Igreja? Podemos ser perseguidores de Cristo e querer eliminá-lo mesmo sem manifestações físicas. Ações explícitas de afastamento, repúdio e condenação se caracterizam como uma vida anticristã. São Paulo necessitou da intervenção direta de Deus para mudar de vida. Será que Deus já se apresentou a você, te convidando a conversão por outras vias? Pela palavra da avó, avô, mãe, pai, irmãos, parentes, amigos, desconhecidos, padre, freira ou pela voz interior do seu coração?! Nas normas do trânsito, a palavra “conversão” significa retornar ao sentido inverso, pegar sentido inverso ao caminho até então feito. E foi justamente isso, que aconteceu com São Paulo.

3 – Oração (Oratio)

Não basta a consciência de que devemos reconfigurar nossa vida, é necessário ter a perseverança em uma vida virtuosa. Jesus disse a Santa Faustina que: “A conversão e a perseverança são uma graça da Minha misericórdia”¹; com isso, compreendemos que devemos pedir esta graça a Ele. Decisão e adesão perseverante constituem o segredo de uma vida virtuosa. É momento de rezar. Peça a Jesus o auxílio necessário para ser um humano melhor. “Que o vosso Espírito, ó Deus, nos conceda a luz da fé que sempre iluminou o Apóstolo São Paulo para anunciar o vosso nome aos povos”², para sermos também luz para todos os que convivem conosco. (Faça sua oração espontânea).

4 – Contemplação (Contemplatio)

Converter-se significa retornar na certeza de que não estou sozinho, de que Cristo está comigo, vive em mim, e, “deixando-me tomar pela sua mão, posso sair das areias movediças do orgulho e do pecado, da mentira e da tristeza, do egoísmo e de toda a falsa segurança, para conhecer e viver a riqueza do seu amor”³. Não tenha medo da luz divina, a mesma que iluminou Saulo está nos iluminando. Saulo perguntou: “Quem és Tu, Senhor?”. A voz respondeu. Faça a mesma pergunta, ouça a resposta, silencie, contemple, decida-se e converta-se.

 

 

Pe. Gabriel Maria Mãe da Misericórdia, FGMC,
para a Revista Divina Misericórdia

 


Referência

¹Diário de Santa Faustina, n.1577.

²Oração Sobre as Oferendas, Missa da Festa da Conversão de São Paulo.

³Bento XVI, Angelus, 25 de janeiro de 2009, Conversão de São Paulo Apóstolo.