No último dia 12, foi comemorado o Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. A tradicional festa em honra a padroeira do Brasil contou com a missa realizada na Ceasa-PR (Central de Abastecimento do Paraná) e com a procissão que sai da Capela São Carlos Borromeu, no Tatuquara, com destino a Ceasa.


A procissão iniciou às 09h com o Santo Terço. A caminhada contou com muitos fiéis e foi conduzida pelos padres Anchieta Muniz, MIC, e Sandro Souza, MIC. Durante o percurso, os devotos rezaram e cantaram cantos em homenagem a Nossa Senhora. No caminho, fogos de artifício marcaram comemoração aos 300 anos da aparição da imagem.
Às 10h iniciou-se a Missa Solene na Ceasa, que há anos já é realizada no local. A missa foi presidida pelo pároco do Santuário da Divina Misericórdia, padre Anchieta Cardoso de Muniz, MIC, e concelebrada pelo vigário padre Sandro Souza, MIC, também esteve presente do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.


Após a procissão de entrada, houve uma encenação feita pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia do Santuário. Eles entraram com Nossa Senhora em um barco e também com bandeiras em comemoração ao Jubileu.
Padre Sandro conduziu a homilia e falou sobre a devoção a Santa Mãe Aparecida. Ele iniciou comentando sobre o formato da Basílica de Aparecida, e afirmou que a Igreja tem o formato de braços abertos, podendo assim acolher a todos e simbolizando o abraço materno. Em sua partilha, o padre também pediu para que não nos esqueçamos de Maria e de toda a sua importância. Padre Sandro concluiu fazendo uma reflexão sobre a devoção no futuro, pedindo para que nós continuemos a evangelização e propagando a fé a Nossa Senhora.


Após a homilia, no momento do ofertório, trabalhadores da Ceasa levaram até o altar pão, vinho, frutas e flores em sinal de oferta. Ao final da celebração as flores puderam ser levadas pelos fiéis e aconteceu a distribuição de doces para as crianças no local.


Com o final da missa, houve a tradicional carreata até o Santuário para a bênção dos carros. A tarde a festividade contou também com brinquedos e atividades para todas as crianças. O dia se encerrou com mais uma Missa Solene, que ocorreu às 19h.

Colaboração: Willian Souza e Fernanda Francisquinho – PASCOM