O Padre Leandro A. da Silva, MIC, Provincial da Congregação dos Padres Marianos no Brasil e Reitor do Santuário da Divina Misericórdia, ministrou a 5º e última palestra desse Congresso. O tema da palestra foi o tema geral do evento: Discípulos do maior atributo de Deus – a misericórdia.

O Padre inicia a pregação dizendo aos congressistas que precisamos pedir a graça de sair daqui como discípulos da misericórdia do Senhor, e, “colocando isso em prática” na nossa vida.

Um discípulo, explica, “é aquele que segue alguém, que vai atrás. Como Jesus disse: ‘quem quer me seguir venha após mim’. Então temos que ir atrás do Senhor e não na frente. Muitas vezes nós queremos ir à frente, fazendo as coisas do nosso jeito. Não podemos querer o lugar do Senhor. Temos que ir após o Senhor”.

Padre Leandro afirma que o único caminho que o Senhor percorre é pela “estrada do amor”. Ao fazermos a opção para ser discípulo do Senhor eu faço também a opção de amar. Como Jesus na Cruz – que entregou sua vida e amou”. E numa situação difícil, o Padre reforça, “o que fazer? Fique com o Senhor”.

O Papa Bento XVI disse: “fé é decidir estar com o Senhor”. Portanto, exortou o palestrante, “precisamos ter fé, ter o desejo que permanecer com o Senhor”. E nesse caminhar com o Senhor a força que vai nos mover é “contemplar o rosto do ressuscitado, fazer a experiência do ressuscitado”.

Precisamos servir ao Senhor de todo coração, “temos que ser conduzidos e guiados pela força e pela alegria do Evangelho”. E como conseguimos isso? O Padre responde: “Existe um lugar tão sagrado dentro de você que só o senhor pode ocupar. Ali se dá o grande encontro com o Senhor. Ainda que você não sinta nada, não tenha força para rezar – diante desse vazio interior, diga ao Senhor: ‘eu quero ficar contigo Senhor’. Tenha o desejo de ficar com o Senhor, a sua força será contemplar o rosto do ressuscitado. Encontre o tesouro escondido que há dentro de você. Jesus nos diz: ‘quem crer em Mim do seu interior vai jorrar um rio de água viva’”.

Um discípulo de Jesus precisa ser parecido com Jesus e para isso é preciso “buscar a Deus com todo o teu coração e amar o próximo como a ti mesmo”.

11_experimentar_grupo_oracao