Na última segunda-feira, 09/07, o diretor de comunicação da Santa Sé, Greg Burke, anunciou oficialmente que Papa Francisco irá à Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Panamá, em janeiro de 2019.

“Por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará na Cidade do Panamá, e acolhendo convite do governo e dos bispos panamenhos, Sua Santidade o Papa Francisco visitará o Panamá de 23 a 27 de janeiro de 2019”, afirmou Burke.

Por sua parte, o Arcebispo do Panamá e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Panamá 2019, Dom José Domingo Ulloa, disse após escutar a notícia que o anúncio causa uma imensa alegria a toda a organização da JMJ. Suas declarações foram feitas em um ato especial no Arcebispado panamenho, no qual esteve presente o presidente da República, Juan Carlos Varela, e o Núncio Apostólico, Dom Miroslaw Adamczyk.

O presidente Juan Carlos Varela manifestou se sentir “honrado” por receber o Santo Padre e que o evento terá o apoio em termos de segurança, saúde e emergências. Dom Ulloa disse ainda que durante sua estadia, além dos atos centrais, “o Papa Francisco consagrará a Catedral Basílica de Santa Maria La Antigua, localizada no Bairro Antigo da cidade.

A agenda oficial do Pontífice durante sua visita ao Panamá, será divulgada em novembro deste ano.