A verdadeira educação vem do lar. O papel da escola é desenvolver e promover o que os pais ensinaram aos filhos em matéria de valores.
Apresentamos, a seguir, algumas dicas que podem ajudar seus filhos no processo de amadurecimento humano, emocional e psicológico:
1. A educação não pode visar somente o âmbito intelectual dos alunos. A excelência acadêmica não garante a felicidade nem o sucesso. É imprescindível educar a afetividade e o desejo. Aprender a saber renunciar quando for necessário para a busca de conquistas maiores. Aprender a ouvir um “não” dos pais. Os mimos exagerados estragam os filhos.
2. Para educar, é preciso evitar a ira. Quando você está bravo, pode ter razão, mas perdeu a razão. Quanto maior o grito, menor a escuta.
3. Torne-se confiável para o seu filho. Se ele lhe contou um segredo, guarde-o com respeito.
4. Esteja sempre atento a tudo aquilo que precise de esclarecimento, escuta, desabafo, mas esteja acima de tudo disposto a amar.
5. Saiba escutar para entender, e não simplesmente para responder. Os filhos querem falar não somente por necessidade de respostas, mas sobretudo para compartilhar todas aquelas situações que são novas para eles e que não sabem enfrentar de maneira adequada.
6. A prática religiosa pode ser reforçada pela escola, mas precisa ser arraigada no lar. Os filhos costumam ter a espiritualidade própria dos pais. Pais religiosamente frios acompanham filhos indiferentes a Deus.
7. Amor, respeito, honestidade, verdade, lealdade e fidelidade não são funções primárias e exclusivas do colégio. Tudo isso se aprende em casa pela maneira como cada um dos pais o vive no dia a dia.
8. Eduque positivamente, ensine o que precisa ser feito, ao invés de estar dizendo permanentemente o que não deve ser feito. Educar com proibições não é adequado. Tudo o que é proibido sempre causa mais curiosidade.
9. Não se limite a mandar seu filho fazer algo: faça com ele. Não o mande rezar antes de dormir: reze com ele.
10. Finalmente, lembre-se de que o primeiro modelo de aprendizagem do seu filho para a vida é você. Ele seguirá seus passos.
Juan Ávila Estrada
Fonte: Aleteia