Vicentas sladkevicius micEm 29 de maio de 2000, em Kaunas (Lituânia), faleceu o Cardeal Vicentas (Vicente) Sladkevicius – arcebispo emérito de Kaunas. Nasceu no dia 20 de agosto de 1920, em Guronys, na diocese de Kaisiadorys na Lituânia, numa família de agricultores. Foi ordenado padre no dia 25 de março de 1944.

Em 1952 foi convocado para ser professor de teologia dogmática e de Novo Testamento no único seminário existente em Kaunas. Foi também prefeito e diretor espiritual dos seminaristas. No dia 14 de novembro de 1957 foi nomeado bispo auxiliar de Kaisiadorys. Sua ordenação episcopal foi realizada clandestinamente na casa paroquial de Bristonas, no dia 25 de dezembro de 1957. Visto que foi sagrado em consentimento das autoridades civis, não lhe foi permitido exercer as funções episcopais e enviado na  região perto da fronteira com a Letônia onde ajudava nas paróquias e fazia trabalhos braçais serrando e rachando lenha.

No dia 15 de setembro de 1972 o bispo Vicente professou os primeiros votos religiosos na Congregação dos Padres Marianos, e no dia 15 de setembro de 1975 fez a profissão perpétua. Bispo Vicente conferiu clandestinamente o sacramento do sacerdócio a 20 diáconos. No dia 15 de junho de 1982, o Papa João Paulo II o nomeou como administrador apostólico da diocese de Kaisiadorys. No dia 28 de junho de 1988, foi nomeado cardeal, e no dia 7 de fevereiro de 1989 tornou-se arcebispo metropólita de Kaunas e presidente da conferência dos Bispos da Lituânia.

Quando completou 75 anos pediu ao Papa para ser dispensado da diocese. O pedido foi aceito em 4 de maio de 1996. Durante os últimos anos de vida sofreu com um tumor. Não se considerava perseguido nem se queixava de ninguém. Dizia ele: “Que tipo de mártir sou eu? Outros padres sofreram mais do que eu”.

Foi sepultado na capela da catedral metropolitana de Kaunas.