Santo Estanislau Papczynski e a Divina Misericórdia

Muito antes das revelações de Santa Faustina a respeito da Misericórdia Divina, a Congregação dos Padres Marianos vivia a espiritualidade da Misericórdia. Tanto o Padre Fundador da Congregação, Santo Estanislau Papczyński, como o Padre Renovador da Congregação, Jorge Matulewicz, viviam e praticavam obras de Misericórdia. O que eles faziam? Vamos conhecer em detalhes essa história repleta de misericórdia!

papczynObras de Misericórdia nos escritos e na vida de Santo Estanislau Papczyński ‒ Fundador dos Padres Marianos

Templum Dei Mysticum (TDM) ‒ O Templo Místico de Deus, escrito pelo Fundador da Ordem dos Marianos da Imaculada Conceição ‒ Santo Estanislau Papczyński ‒ é a mais completa e detalhada exposição, no ocidente cristão, da doutrina sobre as obras de misericórdia. O capítulo XXI desse escrito tem como título Restauratio Templi Mystici ‒ Reparação do Templo Místico. O “templo místico de Deus” é a alma do cristão. A alma, afirma Santo Estanislau, é destruída pela opera impia, isto é, pelos pecados. Por isso, são necessárias obras misericordiosas ‒ opera pia, para efetuar a restauratio ‒ a reparação, isto é, uma renovação da alma, para nela ser restabelecido o estado anterior ao pecado. Numa palavra, aquilo que foi danificado necessita ser reparado.

As obras de misericórdia são chamadas por Santo Estanislau Papczyński  de pietatis actiones, isto é, ações de piedade, de bondade, de clemência. Ele afirma que, por meio delas, se pode quibus effeceris omnia apud Deum ‒ alcançar tudo de Deus.

Santo Estanislau, nesses seus escritos, segue a tradicional divisão das obras de misericórdia, que são catorze. Apresenta as sete que dizem respeito ao corpo ‒ as obras corporais: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar abrigo aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos. E as sete que dizem respeito à alma ou ao espírito ‒ as obras espirituais: dar bons conselhos aos que necessitam; instruir os que não sabem; corrigir os que erram; consolar os aflitos; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as adversidades e fraquezas do próximo; rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos.


1. Obras de misericórdia corporais – 1ª parte (Leia mais…)

1.1. Visitar os enfermos;
1.2. Prover alimento;
1.3. Dar de beber aos necessitados.

2. Obras de misericórdia corporais – 2ª parte (Leia mais…)
2.1. Libertar os prisioneiros;
2.2. Vestir os nus.

3. Obras de misericórdia corporais – 3ª parte (Leia mais…)
3.1. Dar pousada aos peregrinos
3.2. Enterrar os mortos