Ela fez de sua vida um cântico a Misericórdia Divina. Esta biografia mostra como Santa Faustina Kowalska, a secretária da Misericórdia, uniu-se tão estreitamente a Jesus a ponto de tornar-se um sacrifício suplicante, implorando incessantemente a misericórdia de Deus pela humanidade – missão que o próprio Jesus lhe designou: “A tua tarefa e obrigação é pedir aqui na terra a misericórdia para o mundo inteiro” (Diário, 570).
No constante empenho em cumprir com a sua missão, Irmã Faustina se entregou vigorosamente a vontade de Deus. Teve uma vida espiritual intensa, em tudo buscou santificar-se. Aliás, esse desejo surgiu em seu coração quando ainda era muito pequena: “Desde os meus mais tenros anos eu desejava tornar-me uma grande santa” (Diário, 1372).
Em Biografia de uma Santa, encontramos uma narrativa surpreendente sobre os episódios da vida de Faustina desde o seu nascimento. A autora da obra, Ewa Czaczkowska, historiadora e jornalista, se empenhou durante anos em desvendar e revelar os fatos até então desconhecidos que contribuíram para que a pequena Helena se tornasse Santa Faustina. Os relatos revelam detalhes instigantes da vida dessa Santa, descrevendo a época histórica em que os fatos se deram.
A leitura desse livro é um viajar pela Polônia, é um caminhar pelos passos de Faustina em todos os lugares por onde ela passou. É um conversar com aqueles que tiveram a chance de conviver com ela. É descobrir uma santa que plantou rosas no jardim de sua casa e que mais tarde, como religiosa, tão humilde desejou esconder-se dos olhos humanos como uma violeta entre os lírios, florescendo aos olhos apenas do seu Senhor.
Esse livro servirá de grande auxílio para todos aqueles que almejam fazer uma leitura mais aprofundada do Diário de Santa Faustina, servirá para fortalecer a consciência da raridade da vida dessa Santa, considerada por muitos teólogos como uma das maiores místicas da história da Igreja e da humanidade.