A Igreja Católica  celebra neste 16 de Junho, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, uma devoção que começou por volta de 1620, quando Jesus pediu a difusão da devoção ao Seu Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque, que foi divulgada no mundo por São Cláudio de La Colombiere, seu diretor espiritual.

Esse tempo foi marcado pelo “jansenismo”, que impedia os católicos de comungar com frequência e instigava às pessoas terem medo de Deus. E justamente, para provar o contrário, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus chegou para mostrar um Jesus humano e misericordioso. Essa linda devoção encoraja à participação na Adoração a Eucaristia, e a receber a Sagrada Comunhão na primeira Sexta-feira de cada mês, recebendo inúmeras graças, prometidas por Jesus. Há também a bela Ladainha ao Sagrado Coração de Jesus e inúmeras orações compostas pelos Santos para essa profunda devoção.

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

O Sagrado Coração de Jesus representa o infinito amor de Deus pelos seus filhos, que teve seu ápice com a vinda de Jesus. A maior propagadora da sua devoção foi Santa Margarida Maria Alacoque, freira da Congregação da Ordem da Visitação, que nasceu na Aldeia de Lautecour, na região francesa de Borgonha, em 1647. Apesar de já existir, a adoração não era ainda conhecida.

Conta a história que, durante a primeira revelação do Sagrado Coração de Jesus, a Santa ouviu:

“Meu coração Divino está inflamando de amor pelos homens e por Ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração”.

Esse acontecimento ocorreu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Posteriormente, ela ainda teve outras visões em que o Senhor solicitou que a Sua imagem fosse divulgada ao povo como uma mensagem de fé, amor e união. Sendo assim, Santa Margarida criou uma equipe de apóstolos e devotos.

O Sagrado Coração de Jesus representa um Cristo humano, misericordioso e sempre pronto a perdoar, como fez o Pai ao filho pródigo.

A devoção é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, com o recebimento da Sagrada Comunhão para alcançar as Graças Prometidas. Também é encorajada a participação de todos na Adoração a Eucaristia.

Esses momentos existem para que os fiéis procurem conhecer a sua verdadeira essência e seus reais propósitos. São oportunidades de elevar suas almas ao Coração de Jesus e pedir para que Ele limpe todos os vícios e pecados e dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os ensinamentos sagrados.

Afinal, o Coração de Jesus conhece a fundo cada um de nós e se revela bondoso quando diz: “vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei” (Mateus 11,28-30).

Para celebrar esse grande amor, os cristãos são convidados a renovar a sua devoção a Jesus e a manifestar concretamente a vivência na sua família, na comunidade e no serviço aos mais necessitados.

Ao analisar a simbologia e o real significado do Coração de Jesus, a devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. O coração é o símbolo que representa todos os sentimentos íntimos, desejos e anseios de uma pessoa.

As principais práticas de piedade são:

1ª Prática: Comunhão Reparadora nas Primeiras Sextas-feiras de cada Mês

Que foi pedida expressamente por Nosso Senhor a Santa Margarida Maria. Ligada a esta prática está a assim chamada Grande Promessa (ver perguntas 24 a 27)

2ª Prática: Comunhão Frequente

Um dos pedidos de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria foi o de “comungar tantas vezes quantas puder“. Evidentemente, estando em estado de graça e, para isso, confessando-se antes se necessário.

3ª Prática: Consagração

Esta prática comporta dois elementos: a consagração propriamente dita, que é conveniente renovar periodicamente; e o propósito de viver em conformidade com essa consagração, buscando apenas os interesses do Sagrado Coração.

Embora a consagração, enquanto tal, não imponha obrigações novas, ela exige de maneira séria e constante a prática dos deveres de todo cristão. Ela corresponde, em última análise, a uma renovação das promessas do Batismo. Manifesta a vontade de fidelidade ao maior dos Mandamentos:

“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com todas as tuas foras” (Mc 12, 30)

4ª Prática: Hora Santa

Nosso Senhor havia comunicado a Santa Margarida Maria:

“Todos as noites de quinta para sexta-feira, te farei participar na mortal tristeza que quis sofrer no Horto das Oliveiras”.

A Santa tomou então o hábito de ficar em adoração diante do Santíssimo Sacramento nesse dia, das onze horas à meia-noite, em reparação e união aos sofrimentos de Nosso Senhor.

Isso inspirou a prática da Hora Santa, que pode ser feita em casa, na Igreja, em particular ou em comum e a qualquer hora. Consiste no exercício de oração mental ou vocal, contemplando a agonia de Nosso Senhor.

5ª Prática: Exposição e veneração da imagem do Sagrado Coração de Jesus

A imagem do Sagrado Coração ocupa lugar destacado nos desejos e nas promessas de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria. Jesus prometeu grandes graças àqueles que a levassem consigo ou a colocassem nas suas casas, escritórios, etc.

Sua representação clássica consiste em um coração, aberto no lado, envolto em chamas, rodeado por uma coroa de espinhos e encimado por uma chama mais potente e uma cruz. Ou ainda, a imagem de Nosso Senhor, com esse coração sobre o peito e o indicador da mão esquerda apontando para ele.

Finalmente, a devoção ao Sagrado Coração, pregada por Santa Margarida Maria, é uma devoção de reparação ao amor menosprezado e ultrajado de Jesus Cristo pelos homens. Por isso, o espírito de reparação deve animar todos os seus atos.

 

Graças prometidas

A jovem santa relatou que, durante seus encontros com Jesus Cristo, Ele lhe deixou 12 promessas para aqueles que o adorassem com fé:

  1. “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.
  2. “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.
  3. “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
  4. “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
  5. “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
  6. “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
  7. “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.
  8. “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
  9. “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”.
  10. “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
  11. “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”.
  12. “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

 

Quem era Santa Margarida Maria Alacoque?

A  Apóstola do Coração de Jesus, nasceu em Borgonha, França, em 22 de julho de 1647. Aos cinco anos, Margarida consagrou-se ao Senhor com um voto de castidade e aos 24 anos entrou para a Ordem da Visitação fundada por São Francisco de Sales. A partir de 1673, ela começou a receber visitas de Jesus que lhe pedia uma devoção ao Seu Sagrado Coração: “radiante como um sol, com uma chaga adorável, rodeada de espinhos e encimado por uma cruz, deitado sobre uma trono de espinhos”. Assim surge a iconografia que conhecemos hoje e à instituição da festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, marcada para o oitavo dia depois do Corpus Christi, a freira também recebe uma grande promessa de Jesus: quem comungasse por nove meses consecutivos, na primeira sexta-feira do mês, receberia o dom da penitência final, ou seja, morrer recebendo os sacramentos e sem pecado.

 

Oração à Santa Margarida Maria Alacoque

“Assim como encontraste o coração de Jesus em tuas orações, dai a nós o mesmo privilégio e união com Ele, o mesmo amor que tivestes ao nosso redentor. Nesse Coração Santo, encontremos misericórdia e virtudes para nós, expiação dos pecados para os afastados de Deus. Amém!”

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!