O dia 18 de maio é um dia de Festa para a Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, pois é o dia da memória litúrgica de Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński, fundador da Congregação.

Na Santa Missa da Solenidade de Santo Estanislau, no Santuário da Divina Misericórdia em Curitiba-PR, no dia 18, o padre Eli Carlos, MIC, destacou que pelo nome que o santo escolheu – Estanislau de Jesus e Maria – já é possível compreender a sua espiritualidade. 

Estanislau de Jesus e Maria é o seu nome religioso. Quando batizado, recebeu de seus pais o nome de João. Por esta escolha, “é como se ele estivesse dizendo para nós: eu pertenço a Jesus e Maria”, interpretou o sacerdote Mariano.

Inspirado por esta atitude do Santo, o padre Eli convidou os fiéis a também assumirem esse nome, como sinal da nossa pertença à Maria e a Jesus.

A nossa espiritualidade, como cristãos, é a espiritualidade vivida pelo Cristo. Jesus é a fonte, mas também a sua Mãe, por isso todos nós, católicos, somos marianos”, destacou.

Padre Eli, contou brevemente a história do Santo Estanislau, que nasceu no século 17.

“Antes de fundar a Congregação dos Marianos, ele foi um religioso na Congregação dos Escolápios. Depois é que ele se sentiu inspirado pelo Espírito Santo a fundar a Congregação dos Marianos”, relatou.

Mesmo antes do Dogma da Imaculada ser proclamado pela Igreja, Santo Estanislau fez um voto de defender a honra da Imaculada com a própria vida.

“Ele preferia ser martirizado, preferia morrer, do que ver alguém desonrar, desrespeitar, a Mãe de Jesus e nossa Mãe”, destacou o padre Eli. 

Isso demonstra que Santo Estanislau foi um homem profundamente apaixonado por Maria, por isso, fundou uma Congregação em honra dessa Mulher – a Imaculada Virgem Maria. 

Também faz parte do Carisma do Santo Estanislau a oração pelos falecidos, o que ele transmitiu para a Congregação que fundou. Por isso, os Padres Marianos sempre rezam pelas almas do purgatório.

Veja abaixo como foi a Solenidade de Santo Estanislau de Jesus e Maria e a homilia do padre Eli Carlos, direto do Santuário da Divina Misericórdia.