Propagação da Devoção nos Estados Unidos

A Devoção à Divina Misericórdia, trazida pelo Padre Jarzębowski desde Wilno, foi acolhida nos EUA graças ao Padre Józef Łuniewski, MIC (fundador da província americana dos Padres Marianos). Como diz o historiador Tadeusz Górski, MIC:

“A respeito da Mensagem da Misericórdia muito interessou-se o Padre Łuniewski. Acolhendo o conselho do Padre Bakalarczyk, procurou o Núncio Apostólico pedindo o parecer deste a respeito dessa Mensagem. Encontrando a favorável aprovação do Núncio, o Padre Łuniewski enviou para todos os bispos norte americanos e para Centros Universitários dos EUA o Memorando escrito pelo Padre Sopoćko”.

Nessa mesma época, os Marianos iniciaram a divulgação da Devoção imprimindo, pela primeira vez, em polonês, o santinho de Jesus Misericordioso, a novena e a história da Devoção. A Devoção à Jesus Misericordioso foi acolhida, portanto, em primeiro lugar pelos imigrantes poloneses e resultou numa intensa troca de correspondência com os Padres Marianos. Os superiores designaram um seminarista do terceiro ano de teologia chamado Władysław (“Walter”) Pelczyński para responder a essas correspondências. Em consequência desse encargo, tornou-se para ele evidente o dever de promover a devoção à Divina Misericórdia em língua inglesa. Para isso, no ano de 1942, imprimiu, dessa vez com legenda em inglês, pequenos santinhos, em cores, de Jesus Misericordioso, segundo o modelo que o Padre Jarzębowski trouxe de Wilno. Traduziu para a língua inglesa o Memorando do Padre Sopoćko, a Novena, e o Terço da Divina Misericórdia. Enviou exemplares desses materiais para os seus familiares e conhecidos. Assim nasceu o futuro Apostolado da Divina Misericórdia.

Em 1943, os Marianos adquiriram uma propriedade: Eden Hill, em Stockbridge ‒ Massachusetts, para construir um Santuário dedicado à Divina Misericórdia. No ano seguinte, o Padre Władysław Pelczyński fundou oficialmente o Apostolado da Divina Misericórdia. Junto ao Santuário, foi construída a Casa dos Marianos, e aberta uma editora. Eden Hill tornou-se um Centro Internacional de divulgação da Mensagem e da Devoção à Divina Misericórdia.

Hoje, Eden Hill é o Santuário Nacional da Divina Misericórdia dos Estados Unidos, e é conhecido mundialmente graças à EWTN (Eternal Word Television Network ― a maior rede de comunicação católica do mundo, fundada em 1981). A EWTN transmite anualmente para o mundo inteiro a Festa da Divina Misericórdia e ainda outros eventos relacionados com a propagação da Mensagem da Divina Misericórdia. A Editora e o Apostolado da Divina Misericórdia trabalham com muito sucesso por meio de novos organismos que nasceram para a divulgação dessa Mensagem. São eles: Auxiliares dos Padres Marianos, Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia, Mensageiros da Mãe da Misericórdia, Profissionais de saúde para a Divina Misericórdia, Amigos da Misericórdia e agora também o Instituto João Paulo II.