O Grupo de Oração das últimas semanas tem sido dedicado à preparação para o Natal e à reflexão sobre São José, destacando sua importância na história da salvação e da vida de cada um.

Na Santa Missa da última terça-feira, 07 de dezembro, foi realizado o último dia da novena à Imaculada Conceição, e, já na homilia, o concelebrante, Padre Francisco Anchieta, MIC, trouxe sábias palavras sobre a intimidade entre pai e filho, referindo-se a São José e Jesus.

Após a bênção final, houve à consagração a Nossa Senhora e um grande clamor ao Espírito Santo, conduzido pela palestrante Danielle Quirino.

Inebriados dessa paz, entendemos que a Sagrada Família é o maior exemplo do poder do Espírito Santo em nossas casas.

Direcionando o pensamento a São José, a palestrante Danielle lembrou o quanto esse homem de fé cuidou e protegeu Maria e o Menino Jesus. Ela enfatizou que esse projeto de salvação só aconteceu porque José foi um homem que soube ouvir e agir, fez-se humilde e obediente.

Trazendo para a nossa realidade: todas as vezes que ouvimos e agimos, eliminamos os planos do inimigo.

Na leitura do Evangelho de São Lucas 2, 21 – 33, a reflexão levou ao questionamento: quanto estamos dispostos a largar as coisas materiais pelos nossos filhos, pela nossa família?

Num momento de muita admiração pelos homens que estavam na assembleia, pediu-se que todos ficassem em pé e eles ouviram as seguintes palavras: foi sobre os seus ombros que Deus confiou a proteção da sua casa! Você, homem, foi constituído por Deus para defender a sua casa dos ataques espirituais! Deus deu a você autoridade para isso.

Seja pai suficiente para ensinar seus filhos a serem pessoas de fé. Seja pai suficiente para que sua esposa e seus filhos tenham orgulho de ter você dentro de casa.

Diante dos aplausos das pessoas presentes, esses homens receberam parabéns por serem homens que buscam a Deus, que procuram ser como São José, e como Jesus. Sabemos que não é fácil. É sinal de luta. Mas você, homem, que tem sido fiel e firme, ouvirá seu filho dizer que tem orgulho de você!

Com adoração e bênção o encontro foi finalizado, na certeza de que São José tem um papel muito mais importante do que se ouviu dizer até então.

Valei-nos, São José!

 

Fotos e texto: Alessandra Vargas – PASCOM