Canto de Exposição
- – Graças e louvores se deem… Todos: – Ao SS. e Diviníssimo… (3x)
L1. – Estamos aqui reunidos como um só povo, unidos num só coração, para conversarmos com nosso irmão, Jesus Cristo. Queremos transmitir ao mundo mais fé, mas ela não poderá ser guiada nem preservada se nos faltarem sacerdotes. Viemos, pois, pedir por aqueles que o Senhor escolheu de uma maneira especial.
- – Obrigado, Jesus, pelo dom da Eucaristia, pelos Sacramentos que nos unem a Ti e à tua Igreja, e especialmente pelos nossos irmãos sacerdotes que nos trazem o Cristo eucarístico.
L2. – Seja este encontro eucarístico um hino de gratidão de nossa comunidade a Deus Pai, origem de todas as vocações.
- – Gloria ao Pai que por seu amor nos criou!
L1. – Seja a reunião de nossa comunidade um momento de profunda comunhão com o Cristo, o enviado para nos remir.
- – Glória ao Filho cujo sangue nos salvou!
L2. – Seja a nossa presença ante o altar fonte de renovação espiritual no poder do Espírito, aquele que nos impele e fortalece.
- – Glória ao Espírito Santo que nos fortalece!
L1. – Com estes sentimentos no coração rezemos, irmãos e irmãs, para que Deus de nós não se esqueça e envie muitos e santos sacerdotes.
- – E santifique aqueles que nos servem na Igreja.
L2. – Despertai Senhor, nas famílias cristãs, muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas.
- – Deus nos ouça e nos dê um sinal de seu amor.
- Rezemos com confiança a oração da paróquia pelas vocações:
- – Senhor Jesus / que na infinita misericórdia de Vosso coração / não nos esquecestes / e quisestes permanecer conosco todos os dias / em Vossos Sacramentos e em Vossa Palavra que salva / pelas mãos consagradas e pelos lábios sacerdotais de nossos ministros concedei à nossa Paróquia e a toda a Diocese / muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas. / Nós somos humanos, Senhor, ~e sabemos que os homens que escolhestes de nosso meio / para nos ensinarem a transmitir a fé / a Boa Nova do Evangelhos / e as normas de nossa Igreja da qual tanto nos orgulhamos de pertencer / também são humanos e também e também precisam de nossas orações. / É por isso que hoje / mais um vez / nossa Paróquia vem pedir por seu Pároco / pelos padres que a servem e a ajudam / cuidando dos enfermos e idosos / educando as crianças e os jovens a crescerem cada dia mais / amor cristão e no sentimento de comunidade que nos une. / Senhor dai-nos mais Sacerdotes, / e se nos julgares dignos de merecer tão grande graça, concedei à nossa Paróquia / a graça da vocação sacerdotal e religiosa para muitos de nossos filhos. / Amém.
Momento de oração silenciosa e canto eucarístico ou vocacional
L1. – Senhor Jesus, Sacerdote Eterno, que por vosso sangue nos reunistes no amor, permanecei conosco nestes momentos de oração. Viemos, Senhor, lembrados de vossa palavra: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”. E ainda: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
- – Vinde, Senhor Jesus, ficai conosco, pois já se faz tarde num mundo que precisa conhecer vosso amor.
L2. – Viemos Senhor, lembrados de vossa palavra “Tudo que pedirdes a meu Pai em meu nome, Ele vo-lo dará”. “Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e ser-vos-á aberto”. Nossa comunidade hoje se reúne em prece para pedir por nossos pastores, pelas vocações e para pedir mais líderes espirituais para nosso povo.
- – Somos um povo que ama, Senhor. Somos um povo que espera. Somos um povo que confia na vossa graça.
L1. – Somos também uma comunidade cheia de faltas, de pecados e imperfeições tantas vezes nos impedem de servir-vos no bom exemplo e uma vida santa. É neste sentimento de profunda humildade viemos pedir que não esqueçais vosso povo. E que nos envieis os homens que nos santifiquem e nos mostrem o caminho da fé.
- – Senhor, dai-nos mais sacerdotes.
L2. – Para que passamos viver em paz, em santidade.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
T1. – Para que nossas crianças nasçam na fé e nela cresçam.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
T2. – Para que nossos jovens deem em sentido cristão à sua juventude.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
L1. – Para que nossas famílias cresçam no amor cristão que as une.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
T2. – Para que nossos enfermos encontrem consolo espiritual na doença.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
L1. – Para que sempre tenhamos a graça dos vossos sacramentos.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
T2. – Para que nunca deixemos de ser cristãos dignos e dedicados.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
L1. – Para que ser sempre e cada vez mais uma comunidade unida.
- – Senhor, dai-nos mais Sacerdotes.
T2. – Precisamos dos religiosos, homens dedicados totalmente à causa de vossa Igreja, precisamos de homens e mulheres de fé, que nos transmitam seu amor cristão e nos levem a transbordarmos de amor por Cristo.
- – Senhor ouvi a nossa prece.
Momento de oração silenciosa e canto eucarístico ou vocacional
- – As nossas preces continuam, Senhor.
- – Senhor, olhai pelos meninos e jovens que souberam ser generosos a ponto de aceitar o vosso convite e abraçar o caminhos do Sacerdócio ou da Vida Consagrada. Santificai-os, Senhor. Dai-lhes perseveram para que sejam amanhã os homens que nos servirão em nossa idade avançada, os homens que falarão aos nossos filhos e netos, os homens que santificarão nossa comunidade. Senhor, abençoai nossos seminaristas
L1. – Nossa oração é pelos jovens que dedicaram suas vidas à Igreja, aceitando vosso convite. Santificai-os, Senhor, em sua doação cheia de fé e amor cristão.
- Senhor abençoai estes jovens.
L2. –Com profundo respeito e amor rezemos também pelos sacerdotes.
- – Santificai-os, Senhor, amparando-os com vossa mão poderosa para que permaneçam sempre no vosso serviço.
L1. – Nossa oração também é por aqueles que no momento travam luta interior intensa, indecisos quanto à sua perseverança numa vocação sublime, mais difícil para eles.
- – Daí-lhes, Senhor, forças e coragem para lutar.
L2. – Nossa oração é também por aqueles que tendo por vocação a santidade, decepcionam o vosso povo com algum deslize que os marcou, ajudai-os a vencer as tentações do mundo, da carne e do Demônio.
- – Santificai os vossos ministros, Senhor.
L1. – É ainda com profundo respeito e grande amor que rezamos pelos sacerdotes que abandonaram o seu ministério, buscando sua santificação na vida leiga, na formação de uma família.
- – Santificai-os, Senhor, e recompensai seus esforços.
L2. – Mas, sobretudo, Senhor, voltamos a pedir por vosso povo. Pelo povo que pro vosso sangue e morte na cruz santificastes e unistes. Por nossa comunidade que vos ama, para que vos digneis conceder aos seus filhos a graça de vocações à vida sacerdotal e consagrada.
- – Senhor, se nos julgais dignos, concedei-nos muitos e santos sacerdotes e consagrados. Por eles, Senhor, apoiados em vossa promessa, ousamos rezar: Pai nosso…
- – Mãe santíssima, rainha do clero, nós vos pedimos por nossa comunidade. Intercedei por nós junto de vosso Filho divino, para que, a vosso exemplo, possamos merecer a graça de muitos e santos sacerdotes, religiosos e leigos dedicados.
- – Mãe Santíssima, rogai por nós.
L1. – Vós que participastes do sacerdócio eterno de vosso Filho e de sua obra redentora, inspirai em nossas famílias e em nossas comunidades o amor que nos leva a pedir a graça de muitas vocações.
- – Senhor, despertai em nós o amor pelas vocações.
L2. – Em vosso amor eterno, não deixeis que nossa paróquia seja na Igreja figueira que não dá fruto. Inspirai nossos filhos no amor ardente pela Igreja e pelas almas, para que possam conduzir amanhã o povo de Deus até os caminhos da paz e do amor cristão que irá transformar o mundo.
- – Maria Santíssima, rainha do clero, rogai por nós que recorremos a vós: Ave Maria…
Momento de oração silenciosa e bênção do SS.
PRO CHRISTO ET ECCLESIA

