Pastorais

O Santuário da Divina Misericórdia conta com muitas pastorais e movimentos que estão sempre à frente de diversas atividades. A partir do comprometimento de cada membro das pastorais o Santuário vem crescendo em ações que promovem evangelização e verdadeiros testemunhos da comunhão de Cristo.

Veja todas as fotos do Workshop aqui



Catequese

A missão da Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus. A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé. A Catequese não se limita a preparar para a celebração dos sacramentos. Ela leva a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Leva também ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, mas de todos os batizados.

Coordenadora: AmábilePickel

Contato: amabile.pickel@terra.com.br


Pastoral do Batismo

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Coordenadores: Geraldo/Sueli Jonson

Contato: geraldojonson@gmail.com


Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

O Ministro Extraordinário da Comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na Santa Missa ou em outras circunstâncias, quando não há um Ministro Ordenado (Bispo, Presbítero ou Diácono) que o possa fazer. Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. A estes compete, por direito, o distribuir da Sagrada Comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é Ministro Extraordinário da Comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os Sacerdotes são Ministros da Eucaristia, e a função dos Ministros Extraordinários da Comunhão limita-se apenas em sua distribuição.

Coordenador: Zila Dário

Contato: anjostur@brturbo.com.br


Sacristia

Sacristão ou sacristã é aquele que é responsável pela limpeza, organização ou guarda de uma igreja ou da sacristia. As Irmãs de Jesus Misericordioso são as responsáveis por ajudar os sacerdotes nestas atividades e também durante a celebração.

Responsável: Ir. Glória

Contato: irmasdejesusmisericordioso@hotmail.com


Pastoral da Liturgia

Animar a vida litúrgica em toda a Paróquia para que a comunidade dos fiéis celebre com alegria, participando ativamente do mistério da Salvação vivenciado na proposta do Ano litúrgico.

– A liturgia engloba todo o aspecto celebrativo da fé. É o “cume para o qual tende toda a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (SacrosanctumConcilium)

– A Pastoral Litúrgica tem como missão criar condições de escuta da Palavra, celebração da fé e da vida, partilha do Pão, encontro fraterno com Deus e com os irmãos.

– A união entre o seguimento das normas e orientações da Igreja com uma criatividade participativa é o critério para uma liturgia viva e dinâmica.

Coordenador: Sebastião Melo

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br

Coroinhas e acólitos

Coroinha é um menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono.

Coordenadora: Marlene Goetten

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Música

A Música Ritual cristã, por sua natureza, expressa o Mistério Cristão. O canto e a música são uma expressão da fé dos fiéis que se reúnem para celebrar o mistério Pascal de Cristo. Também cumprem a nobre função de ser uma resposta da pessoa orante ao Pai, que nos fala por meio de sua Palavra encarnada e gloriosa- Jesus Cristo Ressuscitado, doador do Espírito que o faz presente entre os seus.

Coordenadora: Maria Cesária

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Pastoral social

A pastoral Social tem como finalidade específica concretizar em ações sociais e específicas a solicitude da Igreja diante de situações reais de marginalização. A Pastoral Social é esta solicitude da Igreja voltada especialmente para as condições socioeconômicas da população.

Coordenadora: Viviane

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Pastoral da Saúde (Grupo de Intercessão)

A pastoral da saúde é parte integrante da missão da Igreja, que continua na história a mesma missão de Cristo. Essa pastoral parte da convicção de que cada pessoa tem um valor infinito, pois foi redimida pelo sacrifício de Cristo.

Coordenadora: Ariadne

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Pastoral da comunicação

A PASCOM se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para gerar maior comunicação e dinâmica à comunidade. A PASCOM é o suporte técnico que realiza a captação de imagens e transmissão da WebTV do Santuário da Divina Misericórdia, durante os Grupos de Oração e datas importantes, como a Festa da Misericórdia. A pastoral também colabora com trabalhos fotográficos inseridos no Portal.

Coordenadora: Ana Gorniak

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Terços e Novenas em Família

O Rosário se insere nas múltiplas formas de oração com que os fiéis renovam permanentemente seu encontro com Cristo. É uma oração cristológica, não mariana: com Maria contempla a vida de Cristo. Ensina-nos a olhar Cristo com o olhar de Maria. É a oração dos pobres, dos anciãos, dos analfabetos, dos doentes, de todos. O Rosário é uma oração dos pobres e uma oração “pobre”: nem sempre temos ocasião ou possibilidade de acesso à Palavra e à Eucaristia, mas podemos, com profunda fé, expressar nossa pobreza com uma dezena, um Terço, um Rosário.

Coordenadora: Ana Prussak

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Pastoral vocacional

“A vocação é fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor de uns aos outros, que se faz serviço recíproco, no contexto de uma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si”. Papa Francisco

Coordenador: Valdir Beviláqua

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Grupo de Jovens – Matriz

O Grupo de Jovens Maria Mãe da Misericórdia é composto por jovens que buscam conhecer sempre mais os carismas e os dons do Espírito Santo. Apoiando-se na intercessão da Santa Mãe de Jesus e de seu Amado Filho, aprendem sobre a Palavra de Deus e sobre a vida dos santos. Dentre as características do Grupo estão à vida de castidade e a alegria contagiante. Os encontros do Grupo acontecem todos os sábados após a Santa Missa das 19h.

Coordenadora: Tainá Gonçalves

Contato: thaynah38@hotmail.com


Pastoral do Dízimo

O dízimo faz parte do 5º mandamento da Igreja. Não é pagamento e sim expressão de quem ama Deus e a comunidade eclesial. Com a devolução do dízimo o fiel mantém as obras de evangelização da Igreja (Paróquia) nas dimensões: religiosa, missionária e social.

Coordenador: Dorival

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Pastoral Familiar

Coordenador: Nilson Poncio e Márcia

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Apóstolos
 Eucarísticos da Divina Misericórdia – AEDM’s

Coordenadora: Kelly

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Movimento de Obras de Misericórdia – MOM

Coordenador: Fábio

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br


Catecumenato – Catequese de Adultos

Coordenadora: Fátima

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br

GRUPO DE ORAÇÃO

Responsável: Padres Sandro e Pe. Anchieta

Contato: secretaria@divinamisericordia.com.br