Dia de Nossa Senhora de Fátima

Maio é conhecido como o mês de Maria. Neste mês, comemoramos o dia em honra a Nossa Senhora de Fátima. A história de Nossa Senhora começa quando em 1917, durante a I Guerra Mundial, o Papa Bento XV, pediu que todos os católicos rezassem para que Nossa Senhora de Fátima trouxesse paz ao mundo.

Alguns dias após o pedido o Papa, Nossa Senhora fez a sua primeira aparição em um vilarejo de Portugal, chamado de Fátima, aparecendo para Francisco, Jacinta e Lúcia, os três pastorinhos, canonizados em 2017.

Nossa Senhora apareceu por volta do meio-dia, logo após as três crianças rezarem o terço como de costume. Assustados, os três pastorinhos quiseram fugir, entretanto, Nossa Senhora os acalmou e falou a eles: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez”.

Ainda antes de ir, Nossa Senhora fez um pedido especial aos pastorinhos: que rezassem o terço todos os dias para que a paz pudesse predominar o mundo. As aparições continuaram acontecendo, mas no começo poucas pessoas acreditaram nas crianças.

Em sua última aparição, mais de 70 mil pessoas estavam no local e viram o milagre acontecer. E foi também nessa última aparição que Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário” e pediu que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.

A mensagem que fica e continua sendo atual até mesmo nos dias de hoje é que Nossa Senhora de Fátima veio nos lembrar de que Deus existe, nos ama e pode nos salvar desse mundo devastado pela guerra e pela fome. Devemos ter fé e sempre lembrar de suas palavras quando tudo parecer perdido ou sem solução.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

Virgem Santíssima, transbordante da mais pura alegria pela presença em vós do Verbo Divino Encarnado, fazei com que, imitando na terra a pureza de vossa Anunciação, a caridade de vossa Visitação a Santa Izabel, amor terno a Jesus recém-nascido no presépio, a humilde obediência com a qual vos apresentastes no templo de Jerusalém, possamos merecer também, como vós, pela solicitude constante em buscarmos a Jesus durante a vida, encontrá-lo definitivamente no templo de Sua Glória Eterna.
Amém. 

** Em Curitiba, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima fica na Praça Cova da Iria, no bairro Tarumã.