Celebra-se no dia 18 de maio a memória litúrgica do Santo Estanislau de Jesus-Maria Papczyński, Fundador da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição.

Conheça o milagre que levou Estanislau Papczyński à canonização

O milagre atribuído à intercessão de Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński, é a cura muito rápida, completa, duradoura e inexplicável, do ponto de vista médico, de Barbara Rudzik, que sofria de Pneumonia Bilateral – complicada por uma Síndrome de insuficiência respiratória aguda, e Síndrome de Insuficiência Múltipla dos órgãos.

Screen Shot 2016-04-22 at 5.48.53 PM
Imagem do filme que esta sendo preparado na Polônia

No fim de fevereiro de 2008, Barbara Ruzik, na época com 20 anos de idade, começou a manifestar sintomas de um forte resfriado. Não obstante os cuidados contra a gripe, a situação não melhorava. No dia 24 de fevereiro de 2008 apareceu uma intensa dificuldade de respirar somado a fortes dores no tórax. Por causa disto, foi internada no departamento de doenças pulmonares e tuberculose do Centro de Saúde da Masúria, em Elk, Polônia, onde lhe foi diagnosticada uma pneumonia bilateral.

Tratamento

No dia 25 de fevereiro houve um piora da sua condição respiratória com o aparecimento de hipoximia (diminuição de oxigênio no sangue), hipercapnia (aumento do dióxido de carbono no sangue), e um aumento dos focos de inflamação nos pulmões. Por isso, Barbara foi transferida ao departamento de anestesiologia e terapia intensiva com a diagnose de síndrome de insuficiência respiratória aguda e choque séptico – foi quando a infecção se alastrou rapidamente pelo corpo afetando vários órgãos. Como o quadro clínico persistia, e era extremamente grave, Barbara foi submetida à entubação e à ventilação mecânica. Depois de uma leve melhora, se seguiu uma nova piora das condições gerais. Um controle radiográfico, no dia 05 março de 2008, evidenciou o aparecimento de focos inflamatórios generalizados nos dois pulmões, com grave insuficiência respiratória.

Durante todo este tempo, Barbara foi tratada com diversas combinações de antibióticos e outras terapias, como consta nos laudos médicos. Estas, contudo, não surtiam o efeito esperado.

No dia 18 de março, o quadro geral de Barbara se agravou ainda mais, incluindo a disfunção múltipla dos órgãos vitais. Isto levou os médicos a reconhecerem que tinham exaurido todos os métodos e opções terapêuticas disponíveis e a pronunciar a prognose de que a situação de Barbara era sem possibilidade de recuperação, seu quadro clínico era irreversível. Naquele mesmo dia convidaram a mãe de Barbara ao hospital para informar a família sobre a irreversibilidade de sua situação para que pudessem se preparar para sua morte certa.

Novena de Padre Estanislau Papczyński

Tomada de sofrimento e dor pela notícia que recebeu dos médicos, a mãe de Barbara procurou a Igreja paroquial para rezar. Ali ela encontrou uma catequista da paróquia que a viu chorando e lhe perguntou o que estava acontecendo. A mãe de Barbara falou de sua filha que estava morrendo no hospital. A catequista lhe ofereceu um livreto com a novena de Padre Estanislau Papczyński e a encorajou a rezar pedindo a sua intercessão, enquanto ela mesma se uniria à mãe na oração. A mãe de Barbara voltou para sua casa e naquele mesmo dia começou a fazer a novena a Santo Estanislau, junto com seu marido e sua outra filha. Mais tarde envolveu neste movimento de oração outros parentes e amigos.

A partir de 22 de março de 2008 começou a aparecer melhorias no estado clínico de Barbara. Neste ínterim, os familiares e amigos continuaram unidos na oração.

Cura

No dia 27 de março, último dia da novena a Santo Estanislau, Barbara é desentubada. Nesse mesmo dia foi realizado uma radiografia do pulmões de Barbara e na radiografia não apareceu nenhum sinal da doença. A médica radiologista depois de ver a radiografia não acreditou no que estava vendo, e diz que devia ter acontecido algum engano, porque quando uma pessoa se recupera de uma doença tão grave sempre fica com sequelas da doença para a vida toda. A radiografia de Barbara, contudo, mostrava os seus pulmões sem nenhum sequela. Por insistência da radiologista, o exame é realizado novamente, e se evidência que nos pulmões de Barbara não ficaram realmente nenhum sinal da doença.

No dia 31 de março, Barbara recebeu alta do departamento de terapia intensiva e foi transferida ao departamento de Doenças Pulmonares. Em seguida, foi transferida para o departamento de reabilitação, de onde, mais tarde, deixou o hospital, plenamente recuperada.

Barbara Rudzik a partir de então voltou a ter uma vida normal. No dia 21 de junho de 2008, casou-se, e em 2010 tornou-se mãe de uma criança totalmente saudável, mesmo que isso tenha sido desaconselhado pelos seus médicos.

Screen Shot 2016-04-22 at 5.51.39 PM
Imagem do filme que esta sendo preparado na Polônia

 

Padre Jair Batista, MIC