Quer viver bem o advento em família, mas não sabe qual a melhor maneira? Nós vamos te ajudar!

O advento é um tempo de esperança, esperamos pelo renascimento de Cristo em nossas vidas! E com isso nos enchemos de esperança por uma vida de paz, por um mundo com mais amor e com oportunidade para todos. Também esperamos que nossos familiares vivam a misericórdia e que nossa casa seja um lar fortalecido pela presença de Deus.

Logo, o tempo do advento inspira a oração. E a expectativa pelo Deus Menino que nos redime do pecado inspira-nos a sermos bons cristãos.

Sendo assim, adotando algumas práticas, a vivência do advento em família pode ser muito proveitosa para a espiritualidade de todos.

Quer saber como viver bem o advento em família? Então, veja essas dicas!

No advento, rezem todos juntos

Nada melhor do que a oração para fortalecer a nossa união com Deus, nada melhor do que a oração em família para fortalecer a união de todos no lar. Então, que tal reunir sua família para um momento de espiritualidade? Uma das orações mais tradicionais deste tempo é a Novena de Natal.

Façam a leitura bíblica sobre o nascimento de Jesus

Para que todos assimilem melhor a história do nascimento de Jesus, com toda a beleza e ternura desse acontecimento, façam a leitura dos Evangelhos que narram este episódio.

Contudo, pai, mãe e filhos podem revezar na leitura para tornar esse momento mais dinâmico. E este momento é também mais uma oportunidade para que os filhos se familiarizem com as Sagradas Escrituras.

Porém, não façam uma leitura corriqueira, mas leiam pausadamente, façam questionamentos um ao outro. Enfim, conversem sobre o que leram. E dê espaço para que as crianças façam perguntas e procure não deixá-las sem respostas.

 

Onde encontrar a história do nascimento de Jesus

São dois os evangelistas que narram a história do nascimento de Jesus: Mateus (1,18-25; 2-1-12) e Lucas (2,1-21)

Pratiquem uma obra de misericórdia no advento

Que tal avalie seus armários e gavetas: preciso de tudo o que tenho? E aproveite para separar aquelas peças – em bom estado – que você já não usa mais para a doação.

Peça também para as crianças fazerem isso, incentivando-as a doarem aqueles brinquedos que já não são mais tão interessante para eles, aquelas roupas que já ficaram pequena, aquele livro que já foi lido diversas vezes.

Desde pequenos as crianças precisam ser incentivadas à solidariedade e a empatia. Logo, o advento e o Natal são uma ótima oportunidade para iniciá-los a pôr em prática ações de misericórdia em favor dos necessitados.

E falando nisso, que tal ensinar as crianças sobre a prática e a vivência da Misericórdia de maneira lúdica, por meio de livros ilustrados? Conheça os livros da coleção A alegria da misericórdia!

No advento, prepare sua casa para o nascimento de Jesus

A tradição de enfeitar a casa para o Natal é mais uma oportunidade para pais e filhos vivenciarem juntos a espiritualidade do advento. Logo, árvore de natal, presépio, guirlanda e coroa do advento são carregados de significados que vão muito além da decoração. Então que tal pesquisar sobre eles e contar para as crianças o que cada um representa?

Como você pôde perceber o advento é uma oportunidade para unir ainda mais sua família. Que o amor e paz reinem em teu lar!