Advento em família: o que fazer para viver bem este tempo?

O advento é um tempo de esperança! Esperamos pelo renascimento de Cristo em nossas vidas e com isso nos enchemos de esperança por uma vida de paz, por um mundo com mais amor e com oportunidade para todos. Esperamos que nossos familiares vivam a misericórdia e que nossa casa seja um lar fortalecido pela presença de Deus.

O tempo do advento inspira a oração. A expectativa pelo Deus Menino que nos redime do pecado, inspira-nos a sermos bons cristãos. Adotando algumas práticas, a vivência do advento em família pode ser muito proveitosa para a espiritualidade de todos. Quer saber como viver bem o advento em família? Então, veja essas dicas!

Rezando o Terço da Divina Misericórdia com as famílias
Este livro é ideal para a prática da oração em família em qualquer época do ano

Rezem todos juntos

Nada melhor do que a oração para fortalecer nossa união com Deus, nada melhor do que a oração em família para fortalecer a união de todos no lar. Então, que tal reunir sua família para um momento de espiritualidade.

Façam a leitura bíblica sobre o nascimento de Jesus

Para que todos assimilem melhor a história do nascimento de Jesus, com toda a beleza e ternura desse acontecimento, façam a leitura dos evangelhos que narram este episódio. Pai, mãe e filhos podem revezar na leitura para tornar esse momento mais dinâmico. Este momento é também mais uma oportunidade para que os filhos se familiarizem com as Sagradas Escrituras. Contudo, não façam uma leitura corriqueira. Leiam pausadamente, façam questionamentos um ao outro. Enfim, conversem sobre o que leram. Dê espaço para que as crianças façam perguntas e procure não deixá-las sem respostas.

Onde encontrar a história do nascimento de Jesus

São dois os evangelistas que narram a história do nascimento de Jesus:

Mateus (1,18-25; 2-1-12)

Lucas (2,1-21)

 

Coleção A alegria da Misericórdia
Conheça a coleção infantil que tem ensinado as crianças a viver a misericórdia

Pratiquem uma obra de misericórdia

Avalie seus armários e gavetas: Preciso de tudo o que tenho? Separe aquelas peças – em bom estado – que você já não usa mais para a doação.

Peça também para as crianças fazerem isso, incentivando-as a doarem aqueles brinquedos que já não são mais tão interessante para eles, aquelas roupas que já ficaram pequena, aquele livro que já foi lido diversas vezes. Desde pequenos nossos filhos precisam ser incentivado à solidariedade e a empatia. O advento e o Natal são uma ótima oportunidade para iniciá-los a pôr em prática ações de misericórdia em favor dos necessitados.

Prepare sua casa para o nascimento de Jesus

A tradição de enfeitar a casa para o Natal é mais uma oportunidade para pais e filhos vivenciarem juntos a espiritualidade do advento. Árvore de natal, presépio, guirlanda e coroa do advento são carregados de significados que vão muito além da decoração. Pesquise e conte aos seus filhos o que cada um representa.

Aproveite o tempo do advento para unir ainda mais sua família. Que o amor e paz reinem em teu lar!

Gislaine Keizanoski

O Diário de Santa Faustina

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*