Em maio comemoramos o dia em honra a Nossa Senhora de Fátima. A história de Nossa Senhora começa quando em 1917, durante a I Guerra Mundial, o Papa Bento XV, pediu que todos os católicos rezassem para que Nossa Senhora de Fátima trouxesse paz ao mundo.

Alguns dias após o pedido o Papa, Nossa Senhora fez a sua primeira aparição em um vilarejo de Portugal, chamado de Fátima, aparecendo para Francisco, Jacinta e Lúcia, os três pastorinhos, canonizados em 2017.

Nossa Senhora apareceu por volta do meio-dia, logo após as três crianças rezarem o terço como de costume. Assustados, os três pastorinhos quiseram fugir, entretanto, Nossa Senhora os acalmou e falou a eles: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez”.

Ainda antes de ir, Nossa Senhora fez um pedido especial aos pastorinhos: que rezassem o terço todos os dias para que a paz pudesse predominar o mundo. As aparições continuaram acontecendo, mas no começo poucas pessoas acreditaram nas crianças.

Em sua última aparição, mais de 70 mil pessoas estavam no local e viram o milagre acontecer. E foi também nessa última aparição que Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário” e pediu que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.

A mensagem que fica e continua sendo atual até mesmo nos dias de hoje é que Nossa Senhora de Fátima veio nos lembrar de que Deus existe, nos ama e pode nos salvar desse mundo devastado pela guerra e pela fome. Devemos ter fé e sempre lembrar de suas palavras quando tudo parecer perdido ou sem solução.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

Virgem Santíssima, transbordante da mais pura alegria pela presença em vós do Verbo Divino Encarnado, fazei com que, imitando na terra a pureza de vossa Anunciação, a caridade de vossa Visitação a Santa Izabel, amor terno a Jesus recém-nascido no presépio, a humilde obediência com a qual vos apresentastes no templo de Jerusalém, possamos merecer também, como vós, pela solicitude constante em buscarmos a Jesus durante a vida, encontrá-lo definitivamente no templo de Sua Glória Eterna.
Amém. 

Conheça as simbologias de Fátima

Túnica branca

A Túnica branca de Nossa Senhora de Fátima representa sua pureza e a santidade. Segundo as palavras do Anjo Gabriel, Maria é “Cheia de graça” (Lucas 1, 28). Cheia de graça quer dizer “cheia da graça de Deus, cheia de Deus”.

O manto branco com bordados amarelos

O manto que a Virgem Maria veste sobre a cabeça, a túnica e todo o corpo, além de pureza e santidade, representa a Igreja. Branco e amarelo são as cores da bandeira da Igreja Católica. Com isso, compreendemos que Nossa Senhora é Mãe da Igreja.

Doze estrelas amarelas em volta de sua cabeça

Sim. Em volta da cabeça da Virgem de Fátima tem doze estrelas. Elas representam a Doutrina dos Apóstolos de Cristo, que foram doze.

Os raios que saem das estrelas

Os raios que saem das estrelas e da aura de Nossa Senhora representam as graças que podem ser alcançadas através da participação assídua na Igreja e da intercessão de Nossa Senhora. São graças infinitas que estão à disposição de todos aqueles que as procuram com sinceridade.

O terço nas mãos de Maria

O terço nas mãos de Maria representa a oração que Nossa Senhora pediu com tanta insistência nas aparições de Fátima. Cada Ave-Maria é uma rosa que oferecemos a ela.

Os três pastorinhos

Em Fátima, Nossa Senhora apareceu a três crianças: Lucia, 10 anos, Francisco, 9 anos e Jacinta, 7 anos. Os três eram analfabetos e oriundos de famílias pobres. Mas, através deles, Nossa senhora abalou o mundo.

A nuvem

A nuvem representa o céu. Nossa Senhora veio à terra, mas não saiu do céu. Significa que as visões que os pequeninos de Fátima tiveram foram visões celestiais. A nuvem aos pés de Nossa Senhora nos lembra que nosso destino é o céu e que este mundo é passageiro.

A azinheira

A azinheira é a árvore sobre a qual a nuvem e nossa Senhora apareceram. Trata-se de uma árvore da família dos carvalhos, que é muito comum na região de Fátima, em Portugal. A aparição sobre a azinheira nos lembra que a aparição celeste aconteceu sobre um ser vivo, uma árvore. Os enfeites de flores e vegetais sobre os altares devem ser sempre feitos com plantas vivas, pois elas nos lembram a vida que vem do Criador.

Os cordeiros

Os cordeiros representam o trabalho dos pastorinhos, mas representa também Jesus Cristo, o “Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29)

Que esse 13 de maio seja abençoado a todos nós!

Salve Maria!