Poucos santos escreveram mais sobre a bondade e misericórdia de Deus do que Santa Faustina. Mas no mesmo Diário em que ela testemunhou as profundezas insondáveis da misericórdia de Deus, Santa Faustina também escreveu muito sobre como ela se sentia miserável. Veja o que a Irmã escreveu no trecho 133 do seu Diário:
“Quando me encontrei com o Senhor, humilhei-me e disse: “Jesus, parece que Vós não conviveis com uma miserável da minha espécie?” — Fica tranquila, Minha filha. Justamente através de uma tal miséria quero demonstrar o poder da Minha misericórdia.” (Diário, 133).
Receber visitas frequentes do próprio Jesus Cristo não diminuiu esse conhecimento de sua miséria. Na verdade, justamente o oposto parece verdadeiro. Quanto mais Irmã Faustina veio a conhecer o Senhor e Sua misericórdia, mais ela parecia perceber sua própria miséria.
Pode não parecer evidente, mas nesta passagem, Jesus revela que não importa qual seja a provação que estamos passando, não importa quão miseráveis possamos nos sentir, o Senhor sempre nos oferece uma chance de receber Sua paz se confiarmos em Sua misericórdia.
Misericórdia por meio da miséria
Então, quando nos sentimos infelizes, sem amor e não amado, não precisamos nos preocupar. Podemos deixar nossa mente tranquila, sabendo que a maneira como nos sentimos em determinado momento não muda os planos de Deus para nós.
Jesus nos permite experimentar nossa própria miséria – não porque Ele é indiferente. Mas porque Ele pode revelar Sua misericórdia da maneira mais poderosa através de nossa miséria.
O Senhor não nos pede para entender porque Ele nos permite sentir tão fraco às vezes. Ele apenas nos pede para confiar Nele. Afinal, nem Ele foi poupado dos tormentos e humilhações do mundo. Ele experimentou mais miséria durante sua paixão do que podemos imaginar.
No final, podemos colocar nossa esperança no fato de que nossa fé não termina com a cruz. A cruz é apenas o primeiro passo para experimentar a alegria da ressurreição, quando a miséria acaba e a misericórdia dura para sempre.
Jesus nos diz: Nunca deixe sua miséria te dominar. Confie na minha misericórdia e esteja em paz. Minha misericórdia é muito maior que sua miséria.
Minha oração: Jesus, quando estou sofrendo, por favor, lembre-me que Sua força e misericórdia é tudo de que preciso. Ajude-me a perseverar através de qualquer provação. Permita que eu me submeta, sabendo que, no final, apenas Sua misericórdia perdura para sempre.
Fonte: Divine Mercy