O Catecismo da Igreja Católica nos mostra que: “Aprendemos a rezar nos momentos particulares, quando ouvimos a Palavra do Senhor e quando participamos do seu mistério pascal; mas é em cada tempo, nos acontecimentos de cada dia, que seu Espírito nos é dado para que ele faça fluir a oração”, (CIC n. 2659). 

Em sua meditação sobre o tema “Rezar na vida cotidiana”, o Papa Francisco explicou que tudo é absorvido no diálogo com Deus, e nos faz bem, em cada alegria ou dificuldade, conversar com o Senhor.  

 

“A oração está sempre viva na vida, como brasa, mesmo quando a boca não fala, mas o coração fala. (…) E é a oração que transforma o hoje em graça, ou melhor, que nos transforma: apazigua a raiva, sustenta o amor, multiplica a alegria, infunde a força do perdão”, afirmou o Pontífice.  (destaque) 

Os fiéis foram orientados pelo Santo Padre a abrirem o coração, a perdoar, a ter ternura e compaixão.

  “O Senhor é – não esqueçamos – o Senhor da compaixão, da proximidade, da ternura: três palavras para nunca esquecer. Porque é o estilo do Senhor: compaixão, proximidade, ternura”.  

 

“Amando assim este mundo, amando-o com ternura, descobriremos que cada dia e tudo carrega consigo um fragmento do mistério de Deus escondido dentro de si”, apontou o Papa. 

 

Citando novamente o Catecismo (n.2660), o Papa chamou a atenção para a importância de colocar a oração diante dos acontecimentos diários da vida. 

“Rezar nos acontecimentos de cada dia e de cada momento é um dos segredos do Reino revelado aos pequenos, aos servos de Cristo, aos pobres das Bem-aventuranças. É bom e justo rezar para que o advento do Reino da justiça e da paz influencie o caminho da história, mas é igualmente importante ‘misturar’ situações humildes do cotidiano com a oração. Todas as formas de oração podem ser o fermento com que o Senhor compara o Reino”.   

 

“Somos seres frágeis, mas sabemos rezar: esta é a nossa maior dignidade, é também a nossa força. Coragem”, incentivou o Santo Padre.

* Ciclo de catequeses realizado em 2021.
Fonte: Vatican News
Imagens: iStock