Após a última ceia, Jesus orou e falou “que tudo pode ser um”.  

Refletindo sobre a unidade dos cristãos, o Papa Francisco realizou a sua catequese afirmando que com a força humana não é possível alcançar a unidade, mas somente com a oração. 

“Na verdade, percebemos que não somos capazes de preservar a unidade mesmo em nós mesmos. O apóstolo Paulo também sentiu dentro de si um conflito lacerante: querer o bem e ser inclinado ao mal (cf. Rm 7:19)”, destaca o Santo Padre. 

Unidade/oração 2

Fonte: iStock

Ele diz que as divisões entre as pessoas, famílias e sociedade “estão dentro de nós”. O Papa cita o Concílio Vaticano II:  

“Os desequilíbrios sofridos pelo mundo estão ligados a esse desequilíbrio mais profundo que está enraizado no coração do homem. É precisamente dentro do homem que muitos elementos lutam entre si. […] Assim, ele sofre em si mesmo uma divisão, da qual vêm também tantas e tão sérias discórdias na sociedade”(Gaudium et spes,10). Dessa forma, o caminho é pedir a graça da reconciliação e da unidade.  

“A unidade é, antes de tudo, um dom, é uma graça a ser alcançada com oração”

O Pontífice salienta que os esforços diplomáticos não são suficientes e que a unidade só pode ser alcançada através da oração.  

“Nossa oração pela unidade é, portanto, uma participação humilde, mas confiante na oração do Senhor, que prometeu que cada oração feita em seu nome será ouvida pelo Pai”.  

“Rezar significa lutar pela unidade. Sim, lutar, porque nosso inimigo, o diabo, como a própria palavra diz, é o divisor. Jesus pede unidade no Espírito Santo, para fazer unidade. O diabo sempre se divide, porque é conveniente para ele dividir. Ele insinua divisão, em todos os lugares e em todos os sentidos, enquanto o Espírito Santo sempre converge em unidade“. 

O Pontífice orienta a oração como ponto de partida para ajudar na concretização do sonho de Jesus: que todos sejam um só. “Quando superamos os preconceitos e vemos no outro um irmão e uma irmã a quem devemos amar, descobre que os cristãos de outras confissões são dons de Deus. Começaremos a rezar por eles e, quando possível, com eles, aprende assim a amá-los”, finaliza o Papa Francisco.  

 

* Ciclo de catequeses realizado em 2021.
Fonte: Vatican News
Imagens: iStock 


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined method WP_Error::save() in /home/wwmise/public_html/site/wp-content/plugins/complianz-gdpr/functions.php:1873 Stack trace: #0 /home/wwmise/public_html/site/wp-content/plugins/complianz-gdpr/functions.php(1798): cmplz_create_webp('/home/wwmise/pu...', 'https://miseric...') #1 /home/wwmise/public_html/site/wp-content/plugins/complianz-gdpr/integrations/services/youtube.php(83): cmplz_download_to_site('https://img.you...', 'youtube7xFiuri7...') #2 /home/wwmise/public_html/site/wp-includes/class-wp-hook.php(324): cmplz_youtube_placeholder('https://img.you...', 'https://youtu.b...') #3 /home/wwmise/public_html/site/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('https://miseric...', Array) #4 /home/wwmise/public_html/site/wp-content/plugins/complianz-gdpr/functions.php(1717): apply_filters('cmplz_placehold...', 'https://miseric...', 'https://youtu.b...') #5 /home/wwmise/public_html/site/wp-content/plugins/complianz-gdpr/class-cookie-blocker.php(660): cmplz_placeholder('youtub in /home/wwmise/public_html/site/wp-content/plugins/complianz-gdpr/functions.php on line 1873