O Catecismo da Igreja Católica traz a seguinte informação sobre a leitura da Bíblia: “A leitura das Escrituras Sagradas deve ser acompanhada de oração – a Bíblia não pode ser lida como um romance – para que a conversa entre Deus e o homem possa ocorrer” (n°2653). 

 Meditando sobre o tema a “Oração com as Escrituras Sagradas”, o Papa Francisco realizou uma verdadeira catequese, afirmando que a bíblia não foi escrita para permanecer em um pergaminho ou em um papel, mas para rezar e germinar no coração. 

 O Pontífice evidenciou que as palavras da Sagrada Escritura foram escritas para cada um.  

 “Todos os dias, Deus passa e joga uma semente no chão de nossas vidas. Não sabemos se hoje ele vai encontrar solo árido ou uma boa terra que vai crescer esse broto”.

 De acordo com o Papa Francisco, depende de cada pessoa ter o coração aberto para ler a bíblia e se tornar palavra viva de Deus. 

 “Através da oração ocorre como uma nova encarnação da Palavra. E nós somos os ‘tabernáculos’ onde as palavras de Deus querem ser hospedadas e guardadas, a fim de visitar o mundo”, salientou o Santo Padre.  

É necessário ler as escrituras “para que elas ‘nos leiam’”. 

 O Pontífice falou, também, que é uma graça se reconhecer naquela situação ou personagem da bíblia. Além disso, a sagrada escritura não foi escrita para uma humanidade genérica, “mas para nós, para mim, para você, para homens e mulheres de carne e osso”.  

  “E a Palavra de Deus, imbuída do Espírito Santo, quando é recebida de coração aberto, não deixa as coisas como antes, muda alguma coisa. E esta é a graça e a força da Palavra de Deus”, destacou o Papa Francisco. 

* Ciclo de catequeses realizado em 2021.
Fonte: Vatican News
Imagens: iStock