Foto: iStock

Exame para a vida cristã

Toda pessoa humana é criada por Deus, à Sua imagem e semelhança, e chamada à felicidade eterna com Ele no Céu (ver Catecismo da Igreja Católica, 1). Mas o que exatamente é felicidade? Toda pessoa provavelmente tem uma resposta diferente para essa pergunta. Mas, aos olhos de Deus, felicidade não é uma questão de opinião, sentimentos ou gosto.

O Catecismo afirma que o desejo de felicidade é de origem divina. “Deus colocou isto no coração humano para atrair o homem Àquele que sozinho pode satisfazê-lo” (1718). O Catecismo então cita dois doutores da Igreja:

Santo Agostinho: De fato, quando Te procuro, meu Deus, é a vida feliz que eu procuro. Deixa-me Te procurar, para que minha alma viva! Pois tal como o meu corpo vive da minha alma, assim a minha alma vive de Ti.

Santo Tomás de Aquino: Só Deus sacia.

Foto: iStock

A felicidade, então, é um estado quando se encontra realização em Deus. Jesus nos ensina a encontrar essa alegria vivendo as bem-aventuranças. No Sermão da Montanha, Ele disse:

 

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque se fartarão.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bendita és tu quando os homens te insultam e te perseguem e profanam todos os tipos de mal contra ti falsamente por minha causa. Alegre-te e alegra-te, porque a tua recompensa é grande no céu, pois assim perseguiram os profetas que foram antes de ti (Mt 5: 3-12)

O Catecismo explica que Jesus nos convida através das bem-aventuranças à sua própria “bem-aventurança” – a suprema felicidade contida n’Ele, que está reservada para nós no Céu:

A bem-aventurança que nos é prometida nos confronta com escolhas morais decisivas. Convida-nos a purificar nossos corações de maus instintos e a buscar o amor de Deus acima de tudo. Ela nos ensina que a verdadeira felicidade não é encontrada nas riquezas ou bem-estar, na fama ou poder humano, ou em qualquer realização humana – por mais benéfica que seja – como ciência, tecnologia e arte, ou mesmo em qualquer criatura, mas somente em Deus, a fonte de todo bem e de todo amor (1723). 

Porém, mesmo enquanto buscamos essa suprema felicidade, vivendo as bem-aventuranças, nossa jornada nesta terra pode ser muitas vezes como um “vale de lágrimas”.  Como, então, você encontra felicidade verdadeira, profunda e duradoura?

Foto: iStock

 

Comece perguntando a si mesmo: Estou vivendo minha vida em todo o meu potencial? Estou vivendo plenamente as bem-aventuranças?

No mundo da psicologia, isso é chamado de “florescimento humano”. Você floresce em sua vida quando vive uma vida autenticamente significativa que traz paz e alegria, e a capacidade de se entregar com confiança e gratidão ao Senhor em todos os altos e baixos de sua vida. Não é isso que lemos acima em Mateus 5: 3-12?

Quando você vive a sua vida de acordo com as bem-aventuranças, plenamente, você pode verdadeiramente florescer em todos os aspectos de sua vida como Deus planejou para você.

 

 

Fonte: thedivinemercy.org