A coroa do Advento é um dos principais símbolos do Natal. E ajuda na nossa preparação para na espera pela vinda do Senhor.

Então hoje vamos conhecer melhor este símbolo e entender o que representa na espiritualidade do Natal.

Portanto, abra seu coração e permita-se ser tocado pela Misericórdia Divina!

Mas antes de conhecer melhor a coroa do Advento, vamos compreender a origem do advento.

Advento: tempo de esperança e confiança

A palavra advento vem do latim adventum, que significa vinda ou chegada. Portanto, no calendário litúrgico da Igreja, o Advento corresponde as quatro semanas que antecedem o Natal.

Além disso, o Advento abre um novo ano litúrgico na Igreja. Nos prepara para o início de tudo: a encarnação do Filho de Deus.

E para nós este é um tempo de alegria, de esperança e confiança na Misericórdia Divina.

Os primeiros traços da existência de um período de preparação para o Natal aparecem no século V. Foi quando São Perpétuo, Bispo de Tours, estabeleceu um jejum de três dias em preparação para a data em que celebramos o nascimento do Deus Menino.

Contudo, foi São Gregório Magno, quando papa (590-604), que redigir ofício para o Advento. Além disso, o Sacramentário Gregoriano (livro litúrgico romano) é o mais antigo em promover missas próprias para os domingos do tempo do Advento.

Coroa do Advento

A Coroa do Advento é uma tradição que vem do século XIX. E ela serve para nos lembrar a importância desse período tão importante para nós católicos, o Advento.

Logo, ele é um símbolo cristão que é colocado no altar da Igreja e também em nossas casas como sinal de nossa preparação para a vinda de Jesus.

A coroa do Advento é algo muito simples. Ela é feita de ramos verdes, em formato de círculo, e possui quatro velas, que podem ser todas brancas ou uma de cores diferentes: branca, rosa, verde e roxa.

E então a cada domingo do Advento as velas da coroa do Advento são acesas. Uma no primeiro, duas no segundo e assim consecutivamente até o quarto domingo.

Mas por que velas? Porque Jesus é a Luz do mundo!

Logo, o formato da coroa do Advento em círculo representa a eternidade de Deus, sem início e sem fim. Já as velas coloridas trazem um significado especial.

A primeira vela significa a Encarnação, Jesus Histórico;

Já a segunda vela da coroa do Advento representa Jesus nos pobres e necessitados;

A terceira vela é Jesus nos Sacramentos;

E a quarta vela é Parusia: a segunda vinda de Jesus.

Também as cores possuem significado: A cor roxa é a cor do Advento e nos chama à interiorização, reflexão e oração. Já o verde é o sinal de esperança. Logo, a rosa é sinal da alegria e a branca representa a pureza, a vida que flui e que nasce: Jesus.

Por que ter uma coroa do Advento em casa?

No Advento somos conduzidos a buscar com ainda mais esperança e confiança a fonte da paz, do amor e da alegria: Jesus, aquele que por misericórdia nos salvou.

E a coroa do Advento é um símbolo do Natal que nos ajuda em nossa espiritualidade enquanto igreja doméstica.

Portanto, podemos acender as velas da coroa do Advento, uma por semana até que na quarta semana tenhamos todas as velas acesas. Faça isso nos momentos de oração em família, seja na para a oração do Terço da Mariano, do Terço da Misericórdia ou da Novena de Natal. Aproveitem também para ler juntos e meditar o Evangelho de cada dia durante este tempo de Advento.

Certamente assim o tempo do Advento será muito frutuoso e envolto pela misericórdia do Senhor.