Foto: Arquivo Santuário | Teatro sobre vida de Santa Faustina – Irmãs de Jesus Misericordioso

“De repente, comecei a chorar alto; os olhos da minha alma viram imediatamente todas as graças divinas, reconhecendo-me tão miserável e ingrata diante de Deus”. (Diário, 178)

Você tem um espírito de gratidão? Assim como experimentou Santa Faustina, sempre temos espaço para crescer na gratidão. Deus é incrivelmente gracioso. Se esta não é nossa experiência com Ele, significa que precisamos aprender a cultivar uma atitude de gratidão.

Mas, como?

Todos os dias, devemos listar as bênçãos de Deus. Você gostou de uma xícara de café? Você abraçou um ente querido? Você brincou com seu cachorro? Anote!

Os psicólogos modernos estudaram os efeitos positivos da prática da gratidão. Em um estudo relatado pela Harvard Health Publishing, psicólogos pediram aos participantes que escrevessem algumas frases a cada semana sobre um determinado tópico. Um grupo escreveu agradecimentos durante a semana. Outro escreveu sobre o que os irritou durante a semana. Depois de 10 semanas, aqueles que escreveram sobre gratidão ficaram mais otimistas e se sentiram melhor com sua vida. Eles também se exercitaram mais e tiveram menos visitas ao médico.

Não é de admirar que Deus nos chame para agradecer! Na verdade, a palavra “Eucaristia” vem do grego que significa “ação de graças”. Cada vez que nos reunimos para a missa, agradecemos ao Senhor pelo que Ele fez por nós. Mesmo que tudo mais em nossas vidas pareça estar dando errado, podemos sempre ser gratos pelo presente mais importante que poderíamos receber: nossa salvação em Jesus Cristo.

Foto: iStock

Foi um ano difícil para todos nós. Cada um tem muitos motivos para reclamar. É certo dar vazão às nossas frustrações às vezes. Mas Satanás quer nos manter em um lugar de frustração e tristeza. Ele quer que desconsideremos o que é bom e nos concentremos no que é ruim.

Embora Deus seja muito mais poderoso do que o diabo, precisamos lembrar que existe uma força espiritual no mundo tentando nos manter em desespero. Não tenho certeza sobre você, mas saber que Satanás está tentando manter a mim, minha família e meus amigos nas trevas me deixa com raiva. Isso me faz querer trabalhar ainda mais para dissipar as mentiras de Satanás. Podemos fazer isso reconhecendo as maneiras pelas quais o Senhor intervém em nossas vidas todos os dias.

A verdade é que sempre há motivos para agradecer. Quanto mais aprendermos a reconhecer a graça de Deus em nossa vida diária, mais veremos o quão gracioso Ele realmente é. Quanto mais percebermos quão gracioso Ele realmente é, mais abertos estaremos para receber ainda mais as Suas bênçãos.

Portanto, mesmo que seja desafiador, conte suas bênçãos, escreva-as e confie que Deus o ajudará.

Por Marc Massery – Padres Marianos dos EUA.

Conheça o Diário de Santa Faustina

Publicado no Brasil com exclusividade pela Editora Apostolado da Divina Misericórdia, é uma das obras mais conhecidas pelos católicos em todo o mundo.

• Fone: (41) 3148-3200
  • Whatsapp: (41) 99515-2732
  • Loja: Estrada do Ganchinho, 570 – Umbará, Curitiba.

Loja Santuário