São Simão Stock foi filho do governador de Kent e parente da realeza inglesa. Sua família cristã e cheia de fé, deu a ele a melhor formação religiosa, intelectual e humana. Inteligente e disciplinado, Simão estudou no Colégio de Oxford desde quando tinha sete anos. Os estudos e o desejo da família levavam Simão para uma vida de sucesso social glorioso. Porém, o que ele desejava em seu coração era estar ao serviço de Deus.

Tendo apenas doze anos, Simão saiu do castelo da família e foi viver uma vida de eremita. Para sua nova morada encontrou um oco de um velho e grande carvalho na floresta vizinha a Oxford. A notícia do adolescente eremita espalhou-se rapidamente e o povo passou a chama-lo de Simão “Stock” por causa de sua casa no carvalho oco. Ali Simão viveu durante vinte anos, dedicado à oração, à contemplação e à penitência.

Simão em uma certa noite teve um sonho com Virgem Maria e nesse sonho Nossa Senhora havia lhe pedido que ele se unisse aos Carmelitas, congregação da qual foi fundada em honra a Nossa Senhora. Após ter-se ordenado padre, Simão começou seu trabalho de evangelização.

No ano de 1213 os Carmelitas chegam à Inglaterra e Simão ingressa para a congregação que o elege em 1216 como vigário geral de todas as províncias carmelitas da Europa. Naquela época a congregação passou por perseguições religiosas e São Simão como responsável pediu para o papa da época, Papa Honório III uma proteção.

São Simão recebeu então duas respostas, uma de Nossa Senhora, na qual teve uma visão de Nossa Senhora do Carmo rodeada de anjos. Ela mostrou o Santo Escapulário da Ordem a ele e disse-lhe: “Este será o privilégio para ti e todos os carmelitas; quem morrer vestindo-o, se salvará”. A virgem mandou que ele o distribuísse aos monges da Ordem para que eles fossem tranquilizados. Conforme a tradição carmelita, a aparição deu-se em 1251.

A resposta do Papa chegou sete meses depois, numa carta com data de 13 de janeiro de 1252. Na carta, o Papa declarou a existência da Ordem dos Carmelitas era legal e, além disso, autorizava os Carmelitas a continuarem com a criação de mosteiros pela Europa. Depois disso, São Simão Stock promoveu uma grande mudança estrutural na Ordem. Esta, da forma de vida monástica oriental, para a forma vivida no Ocidente, dos frades mendicantes ou evangelizadores, chamados apostólicos.

São Simão Stock faleceu quando tinha quase 100 anos de idade. Era o dia 16 de maio de 1265. Ele estava, então, no mosteiro da cidade de Bordeaux, França. Lá, ele foi sepultado. A celebração litúrgica de São Simão Stock foi instituída oficialmente pela Igreja para o dia de sua morte.

Oração de São Simão Stock

São Simão rezava esta oração quando recebeu o escapulário de Nossa Senhora:

“Do Carmo a Flor
vide florida
do céu esplendor.
Virgem fecunda,
singular
Mãe sem par
De homem ignorada!
Ao Carmo vem dar
a tua ajuda.
Estrela do mar!”

Fonte: Cruza Terra Santa