A Festa dos Santos Inocentes foi instituída pelo Papa São Pio V. E essa data nos ajuda a viver com profundidade o tempo da Oitava do Natal.

Mas como surgiu? Quem são os Santos Inocentes?

Vamos descobrir juntos!

Quem são os Santos Inocentes?

Esta festa litúrgica tem seu fundamento nas Sagradas Escrituras (cf. Mt 2,11-20).

O evangelista Mateus narra que quando Jesus nasceu em Belém, alguns Magos se dirigiram ao rei Herodes com uma pergunta. Logo, eles queriam saber onde estava o Menino – o Rei dos Judeus – porque queriam adorá-lo.

Contudo, temendo perder seu trono, Herodes quis saber mais informações sobre o Menino, com a intenção de matá-lo. Então, após consultar os escribas, pediu aos Magos que o procurassem. Pediu-lhes também que retornassem e o avisassem do seu paradeiro.

Porém, os Magos foram avisados em sonhos para que não voltassem a Herodes. Então eles tomaram outra estrada para regressar aos seus países.

Mas ao perceber que os Magos o tinham enganado, Herodes ficou enfurecido. Logo, o Evangelho narra que ele “mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território, que tivessem menos de dois anos“.

Portanto, esses meninos de Belém e arredores que foram mortos  por ordem de Herodes, com a esperança de eliminar o Menino Jesus, são os Santos Inocentes.

Por que celebramos essa Memória Litúrgica?

Essa festa litúrgica é convite a refletirmos sobre a situação de milhões de “pequenos inocentes” dos dias de hoje: crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência.

Portanto, rezemos neste dia pedindo a intercessão dos Santos Inocentes por tantas crianças inocentes do nosso tempo. Peçamos também pelas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor às crianças, pois delas é o Reino dos Céus.