Instituída pelo Papa São Pio V, festa de hoje nos ajuda a viver com profundidade o tempo da Oitava do Natal. Esta festa encontra o seu fundamento nas Sagradas Escrituras cf. Mt 2,11-20.

O evangelista Mateus narra que, quando Jesus nasceu em Belém, alguns Magos se apresentaram ao rei Herodes para lhe perguntar onde estava o Menino – o Rei dos Judeus – para adorá-lo.

Temendo perder o trono, Herodes quis saber mais informações, com a intenção de matá-lo. Então, após consultar os escribas, pediu aos Magos para procurá-lo e, na volta da sua viagem, dizer-lhe onde se encontrava.

Mas, diz o Evangelho, os Magos “avisados em sonhos para não voltar a ter com Herodes, tomaram outra estrada para regressar aos seus países”.

Ao perceber que os Magos o tinham enganado, Herodes, enfurecido, – diz ainda o Evangelho – “mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território, que tivessem menos de dois anos“.

Os meninos de Belém e arredores, que foram mortos por ordem de Herodes, com a esperança de eliminar o Menino Jesus, são o princípio dos redimidos e santificados pelo Salvador, segundo a sua própria promessa: “Aquele que tiver perdido a sua vida por minha causa encontrá-la-á”.

A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual de milhões de “pequenos inocentes”: crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência.

Em 2016, no dia dos Santos Mártires Inocentes, o Papa Francisco escreveu uma Carta aos Bispos exortando-os a “ouvir o grito e as lágrimas de tantas mães e tantas famílias pela morte dos seus filhos, filhos inocentes”, que representam “o grito de dor das mães, que choraram” diante da tirania “de Herodes”.

Com esta carta, Francisco faz um apelo aos Bispos de todo o mundo para que defendam a inocência das crianças “dos novos Herodes do nosso tempo“, que a oprimem e dilaceram com o “peso do trabalho clandestino e escravo, com o peso da prostituição e da exploração; uma inocência exterminada por guerras e a emigração forçada”.

Rezemos neste dia por tantas crianças inocentes e pelas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor às nossas crianças, pois delas é o Reino dos Céus.

 

Santos Inocentes, rogai por nós!

 

 

 

Fonte: Vatican News e Senza Pagare
Imagens: iStock