Agora você pode acompanhar em nosso portal o Evangelho Meditado. Esta é uma iniciativa das Irmãs de Jesus Misericordioso, que visam evangelizar e auxiliar os cristãos a desenvolverem uma maior familiaridade e intimidade com a Palavra do Senhor.
Não deixe de compartilhar com os seus amigos!
Evangelho Meditado | Quarta-feira 30.09
Eu te seguirei, Senhor
Nesta quarta-feira, 30 de setembro, a Igreja celebra São Jerônimo, o Santo que traduziu a Bíblia para o Latim, e hoje, graças a ele temos a Sagrada Escritura em nossa língua. Na Escritura desta quarta-feira você é convidado a refletir o Evangelho de São Lucas 9,57-62.
O Evangelho de hoje nos apresenta alguns perfis de possíveis discípulos de Jesus.
Um deles veio por conta própria na estrada e disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. E Jesus explicou sobre a realidade do que tem para oferecer, Ele diz que o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.
Aqui entendemos que é Deus quem nos chama primeiro. Talvez esse homem tenha a pretensão: Eu me dispus a segui-Lo.
Da mesma maneira, quantas vezes nós já tivemos este pensamento orgulhoso?
– Eu sirvo.
– Eu procurei uma pastoral.Mas, temos que reconhecer que o primeiro passo é sempre de Deus em nossa direção. Por isso, não devemos nunca nos gloriar de ter feito algo para Deus.
E seguem-se outros exemplos, no Evangelho, de pessoas que Jesus também chamou: “Segue-me”. E este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”.
Isso não quer dizer que estavam preparando um velório, mas que o homem pediu a Jesus que esperasse por um determinado momento da sua vida, depois de ter cumprido as obrigações de sua casa, quando então ele poderá seguir Jesus.
Outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”.
São respostas que ilustram muitas situações da nossa vida. Cada um tem um chamado diferente e precisamos de muita sabedoria para discernir o que realmente eu posso deixar para depois.
Quando Jesus fala: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”, Ele está nos convidando a sermos fiéis às nossas vocações, seja ela qual for.
Nesse ensinamento Jesus está nos sensibilizando a não olhar para trás, que não é possível olhar para a vida anterior, a vida velha.
Peçamos a Deus sabedoria, abertura do nosso coração, para vivermos com fidelidade, para vivermos totalmente empenhados na nossa vocação.
E alimente a sua vocação, nós precisamos nos relembrar o valor do tesouro que Deus nos confiou.
Que o Senhor nos ajude a viver em toda plenitude aquilo que Ele escolheu para nós.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
assim como era no princípio, agora e sempre.
Amém.