Foto: iStock

Teve início nesta semana, na área formativa e de espiritualidade do nosso portal, o Evangelho Meditado, uma iniciativa das Irmãs de Jesus Misericordioso.

Com este projeto, você pode acompanhar o Evangelho todos os dias, buscando desenvolver uma maior familiaridade e intimidade com a Palavra do Senhor. Não deixe de compartilhar com os seus amigos!

Nesta quinta-feira, 24 de setembro, você é convidado a refletir o Evangelho de São Lucas 9,7-9.


Jesus quer nos conduzir

Neste Evangelho, Herodes está aterrorizado e perplexo porque ouve falar de Jesus. Ele pensa se tratar de João Batista, o homem que lhe disse a verdade e que mesmo assim ele mandou decapitar. Herodes quer ver Jesus, mas seu motivo não é nobre e nem mesmo curioso.

O antepassado de Herodes perseguiu Jesus quando Ele ainda era recém-nascido. E agora, este Herodes, vai concordar com a crucificação de Jesus.

Nossa reflexão hoje é sobre a nossa reação diante da verdade de Deus. Queremos nos encontrar com ela, para que algo possa acontecer em nossa vida? Ou queremos fugir dela completamente?

Jesus quer vir ao encontro de cada ser humano, porque ama, porque quer nos indicar um caminho de vida a qual seguir. Mas nós temos um comportamento comum: o orgulho. Não nos deixarmos controlar por ninguém, temos orgulho de não deixar que outros digam como devemos fazer as coisas.

Ah, se nos déssemos conta de que tudo o que precisamos é sermos dirigidos pela Palavra de Deus, Palavra que é a expressão do Seu amor, da Sua Misericórdia, do Seu cuidado por nós.

Jesus é a voz que diz: “Eu quero ir contigo, mesmo que esse caminho seja difícil”.

Jesus entende de caminhos difíceis, entende de Via Dolorosa. E de repente estamos numa via muito dolorosa, mas que não é sacra, não é sagrada. Pode ser mais uma via de pecado, desacordo com a vontade de Deus.

Nosso Senhor quer vir ao nosso encontro e nos ajudar a ir à direção certa. Todo o Evangelho ensina isso.

Permita, hoje, que Ele faça isso. Permita que Jesus o ajude a retornar o caminho, caso você se encontre perdido(a).

Reze pedindo que Jesus, que peregrina conosco, venha em seu auxílio.

 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
assim como era no princípio, agora e sempre.
Amém
.

 


Evangelho Meditado | Quinta-feira 24.09