O exercício espiritual desta semana é sobre a misericórdia de Deus e nossa responsabilidade de mostrar misericórdia ao próximo.

Exijo de ti atos de misericórdia que devem decorrer do amor para Comigo. Deves mostrar-te misericordiosa com os outros sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te”. (Diário, 742)

No cerne da espiritualidade de Santa Faustina está a misericórdia insondável de Deus para cada alma. Santa Faustina passou a entender, com o tempo, que devemos tomar consciência de nossa própria miséria para buscar a misericórdia de Deus.

Jesus oferece misericórdia para curar nosso quebrantamento

Sabemos que Jesus veio a Terra não para ser servido, mas (extraordinariamente) para nos servir! Porque Ele nos ama, Ele se tornou homem e derramou Sua vida na Cruz para nos redimir. Quando a lança perfurou Seu lado sagrado, fez jorrar Sangue e Água, o que é uma fonte de misericórdia para nós.

Devemos nos humilhar para receber a misericórdia de Deus. Devemos admitir nossa pequenez – que não podemos sobreviver sozinhos, que somos pecadores – e admitir nossa grande necessidade da misericórdia de Deus, reconhecendo o fato de que somos criaturas miseráveis. Eu sei que “miserável” pode parecer muito forte ou duro. No entanto, verdade seja dita, todos estamos de alguma forma quebrados e todos precisamos da misericórdia de Deus. Jesus disse a Ir. Faustina: “Quanto maior o pecador, tanto maiores direitos tem à Minha misericórdia”. (Diário, 723).

O papa São Paulo VI explicou que cada um de nós carrega uma bagagem, “todos temos miséria dentro de nós, estamos todos quebrados, mas Deus enviou seu Filho para encobrir o quebrantamento, resgatá-lo e atrair-nos de volta ao mundo. Pai.” O pontífice foi mais longe ao explicar que a misericórdia existe porque o pecado existe e deve ser redimido. Ele concluiu: “Quando miséria e misericórdia se encontram, a misericórdia se torna proeminente em nossas vidas, nos tornamos conscientes da bondade de Deus para conosco”.

Misericórdia ao próximo

Lembro-me de algo que Santa Teresa de Calcutá era famosa por dizer. Ela costumava pregar que, para que o amor seja autêntico, deve ser sacrificado e que muitas vezes o amor “machuca”. Mostrar o amor de Cristo aos outros pode transformá-lo totalmente no destinatário do amor, mas também no doador do amor. No trecho do Diário em que Jesus pede ações de misericórdia, Jesus parece muito sério. Claro que ele é. Ele nos instrui que nossas ações de misericórdia para com o próximo surjam por amor a Ele. Deveríamos examinar nosso coração para ver se algo ali atrapalha a maneira como amamos a Jesus. Além disso, Ele pede que nossas ações de misericórdia sejam realizadas sempre e em toda parte. Em outras palavras, não escolhemos a quem devemos mostrar misericórdia e não decidimos quando isso deve acontecer.

Algo a Ponderar

Reserve um tempo durante a semana para refletir sobre as maneiras pelas quais você pode mostrar seu amor a Deus e confiar em Sua misericórdia.

Considere passar mais tempo com Jesus no Santíssimo Sacramento e peça a Ele que cure o seu quebrantamento. Ore para ficar mais atento, a fim de descobrir as necessidades dos outros e discernir as melhores maneiras pelas quais você pode mostrar a misericórdia de Deus em ações, palavras e orações, como Jesus instruiu.

Uma ação misericordiosa

Jesus pede ações de misericórdia “sempre e em toda parte”. Ore nessa instrução divina e cumpra-a. Responda às necessidades que se desenrolam e escolha ir além da sua zona de conforto para ajudar os outros. Jesus também nos diz: “Tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te.” Devemos trabalhar duro para oferecer misericórdia aos outros. Madre Teresa costumava dizer que o verdadeiro amor nos custa algo. Com isso em mente, ore, pondere e aja!

 

Uma Oração de Misericórdia para Esta Semana

(Para ser rezado todos os dias desta semana)

Querido Jesus Misericordioso, Tu exiges mais de mim do que eu já dei. Por favor, cure minha mágoa e abra meus olhos, ouvidos e coração para aqueles que precisam de misericórdia. Maria Mãe, rogai por mim. Santa Faustina, por favor, interceda por mim. Jesus, eu confio em Vós! Amém.

 

Fonte: The Divine Mercy