Neste dia 02 de fevereiro é celebrada a Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, e, também, a Igreja faz memória de Nossa Senhora da Luz – ou das Candeias, da Purificação, da Candelária, estes títulos se referem a mesma Nossa Senhora, cuja história nasce da purificação de Nossa Senhora e Apresentação do Menino Jesus no Templo, que acontece quarenta dias após o seu nascimento.
Tradição
De acordo com informações do site do Vaticano, uma tradição mosaica diz que após o parto, as parturientes eram consideradas impuras e deveriam ir ao Templo, após os quarenta dias, para se apresentarem ao Sumo-Sacerdote e oferecer seus sacrifícios.
Desta forma, seguindo este preceito, após o nascimento de Jesus, Maria e José se dirigiram até Simeão. Daí nasceu a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e também a Festa da Purificação de Nossa Senhora.
Origem
Relatos que explicam a aparição de Nossa Senhora nas Ilhas das Canárias, na Espanha, dizem, conforme escrito no livro “Maria, uma Mãe, muitos títulos”, do Pe. José Battisti, que dois pastores guardavam seus animais perto de uma caverna de Tenerife, Ilhas Canárias, e em um determinado dia observaram que os animais se recusaram a entrar no local.
Aproximando-se da gruta os pastores viram a imagem de uma Senhora com uma criança no colo. O fato se espalhou pela região e reunião muitas pessoas. Chegando lá, encontraram numerosas candeias sustentadas por seres invisíveis que, com seus cânticos, louvavam a Deus e à Virgem Maria. Por isso, Maria ganhou o título de Candelária, por causa das velas que iluminavam a imagem.
Já o nome “candeias” faz referência à chama da vela que, simbolicamente, apresenta Jesus Cristo ao mundo. É por isso que as imagens devocionais ilustram Maria segurando o Menino Jesus ao colo.
A partir destes fatos, pode-se afirmar teologicamente que Jesus é Aquele cuja luz clarifica todos os povos. Nossa Senhora é portadora da luz que é Jesus. Todos os cristãos são convidados a receber essa luz e multiplicar as ‘grandes maravilhas’ operadas em Maria pelo Senhor. Assim como Jesus foi luz de todas as nações, todos os discípulos seus, no cotidiano da vida podem ser também a luz do Senhor.
Oração
Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Omnipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso.
Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem. Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino.
Não permitais que eu seja atingido por ferro, fogo ou peste alguma, e depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém.
Fonte: Vatican News
Imagens: iStock e Arquidiocese de Curitiba-PR