Imagem: iStock

 

A Igreja no Brasil tem vivenciado o Mês da Bíblia como um momento importante na vida da Igreja, buscando “anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão”, segundo o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ao longo deste mês, até a festa de São Jerônimo, o tradutor da Bíblia do hebraico para o latim, a Igreja do Brasil está chamada a aprofundar o conhecimento na Palavra de Deus.

Para fomentar a presença bíblica na vida das comunidades, ao longo desses 50 anos, tem sido criados subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação, buscando facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

Na Missa que deu início ao Mês da Bíblia, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, definiu em sua homilia o Mês da Bíblia como “uma pérola preciosa”, e agradeceu a Deus pelo caminho de 50 anos na Igreja do Brasil em que tem sido colocada a Palavra de Deus em primeiro lugar.

O presidente da CNBB lembrou a importância do Concilio Vaticano II e da Dei Verbum, que colocou a Palavra de Deus em primeiro lugar, superando uma distância de séculos da Igreja com a Palavra.

Segundo Dom Walmor, “celebrar o cinquentenário do Mês da Bíblia, significa para a nossa Igreja no Brasil o primado da Palavra de Deus”. Por isso, o arcebispo fez um chamado para que “o anúncio da Palavra de Deus se torne, nesse caminho do Mês da Bíblia, a reafirmação do compromisso e a efetivação da missão de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar na vida da Igreja, na vida da família, na vida da comunidade de fé e na vida pessoal de cada um de nós”.

Ele insistiu em “fazer ecoar em toda a Igreja do Brasil a centralidade da Palavra de Deus”, e assim “poder oferecer à nação brasileira um cristianismo autêntico, bonito, solidário, fraterno, que transforma mentes e corações e que nos faz irmanados como membros dessa nação”.

 

Semana da Pátria

Imagem: iStock

Lembrando da Semana da Pátria, Dom Walmor afirmou que “nós somos chamados a pensar de modo muito profundo, sério e comprometido sobre a nação brasileira que nós formamos, exigindo por uma cidadania qualificada, marcada pelo diálogo, pela solidariedade, pelo respeito, pela cooperação, por um olhar que atinge os mais pobres, sem radicalismos, sem polarizações, sem disputas”.

Dom Walmor mostrou seu desejo de que a luz da Palavra de Deus ilumine o caminho da reconstrução da sociedade brasileira, insistindo em que “nós os cristãos, temos que contribuir de modo cada vez mais decisivo”. O arcebispo de Belo Horizonte pediu para viver esta semana “no respeito, no diálogo, no respeito às instituições democráticas”.

 

Fonte: Vatican News