Sou para ti a própria Misericórdia. Por isso, peço-te, oferece-Me a tua miséria e essa tua incapacidade, e com isso alegrarás Meu Coração (Diário de Santa Faustina, 1775).

 

Apesar do que você pode ter ouvido, a salvação não é livre. Jesus nos pede algo em troca: nossas misérias.
O que Jesus quer dizer quando pede nossas misérias? Ele quer dizer nossas fraquezas, especialmente nossos pecados. Agora, podemos pedir perdão a Jesus a qualquer momento em oração. Mas devemos confessar nossos pecados no Sacramento da Reconciliação regularmente (ou pelo menos uma vez por ano).

 

De acordo com o catecismo da Igreja Católica

“Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado” ( CIC, 1422).

Claramente, o Sacramento da Reconciliação é uma grande bênção. No entanto, se você é como eu, ir à Confissão é estressante, as mãos ficam suadas. O coração pula uma batida. Às vezes, até me pergunto se vale a pena a dificuldade.

Então me lembro do que recebo em troca de confessar meus pecados: perdão completo e a chance da felicidade eterna no céu. Vale a pena qualquer dificuldade na terra. Se ir à Confissão é uma luta para você, saiba que você não está sozinho. Até Santa Faustina experimentou angústia ao ir para a Confissão. De fato, em mais de uma ocasião, ela escreveu sobre a Confissão ser uma fonte de angústia para ela (por exemplo Diário, 212-213).

Quando pretendo ir para a Confissão, acho útil escrever meus pecados com antecedência em um pedaço de papel de rascunho. Então, quando me aproximo do Sacramento, pelo menos não tenho o dificuldade de ter que me lembrar dos meus pecados. Também acho útil orar uma Ave Maria pelo meu confessor de antemão. Então eu sei que tudo está verdadeiramente nas mãos do Senhor.

Minha oração

Santa Faustina, sou um pecador que precisa desesperadamente da misericórdia de Deus. Por favor, obtenha para mim a graça de que preciso para discernir adequadamente meus pecados. Que meu confessor possa dispensar dignamente a graça deste Sacramento, e me ajude a obter deste Sacramento quaisquer que sejam as graças que por sua intercessão eu possa alcançar. Amém.

 

 


5 passos para viver bem o Sacramento da Confissão