Reflexão do Diário: Quando Confessar é difícil

Sou para ti a própria Misericórdia. Por isso, peço-te, oferece-Me a tua miséria e essa tua incapacidade, e com isso alegrarás Meu Coração (Diário de Santa Faustina, 1775).

 

Apesar do que você pode ter ouvido, a salvação não é livre. Jesus nos pede algo em troca: nossas misérias.

O que Jesus quer dizer quando pede nossas misérias? Ele quer dizer nossas fraquezas, especialmente nossos pecados. Agora, podemos pedir perdão a Jesus a qualquer momento em oração. Mas devemos confessar nossos pecados no Sacramento da Reconciliação regularmente (ou pelo menos uma vez por ano).

 

De acordo com o catecismo da Igreja Católica:

Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm perdão da misericórdia de Deus pela ofensa cometida contra ele e são, ao mesmo tempo, reconciliados com a Igreja que feriram por seus pecados. (CIC, 1422).

Claramente, o Sacramento da Reconciliação é uma grande bênção. No entanto, se você é como eu, ir à Confissão é estressante. Minhas mãos ficam suadas. Meu coração pula uma batida. Às vezes, me pergunto se vale a pena a dificuldade.

Então me lembro do que recebo em troca de confessar meus pecados: perdão completo e uma chance de felicidade eterna no céu. Vale a pena qualquer dificuldade na terra. Se ir à Confissão é uma luta para você, saiba que você não está sozinho. Até Santa Faustina experimentou angústia ao ir para a Confissão. De fato, em mais de uma ocasião, ela escreveu sobre a Confissão ser uma fonte de angústia para ela (por exemplo, ver Diário, 212-213).

Quando pretendo ir para a Confissão, acho útil escrever meus pecados com antecedência em um pedaço de papel de rascunho. Então, quando me aproximo do Sacramento, pelo menos não tenho o dificuldade de ter que me lembrar dos meus pecados. Também acho útil orar uma Ave Maria pelo meu confessor de antemão. Então eu sei que tudo está verdadeiramente nas mãos do Senhor.

Minha oração:

Santa Faustina, sou uma pecadora que precisa desesperadamente da misericórdia de Deus. Por favor, obtenha para mim a graça de que preciso para discernir adequadamente meus pecados. Que meu confessor possa dispensar dignamente a graça deste Sacramento, e me ajude a obter deste Sacramento quaisquer que sejam as graças que por sua intercessão eu possa alcançar. Amém.

 


5 passos para viver bem o Sacramento da Confissão