A Igreja celebra neste dia 23 de agosto Santa Rosa de Lima, primeira santa das Américas, virgem e padroeira do Peru, do continente americano e das Filipinas, que viveu dedicada à oração, à mortificação e à ajuda aos mais necessitados. Em seu país natal, é celebrada no dia 30 de agosto.

Entre as principais virtudes da primeira santa da América, sobressai a solidariedade e amor aos doentes pobres, aos quais atendia em sua própria casa.

Linda como uma rosa

Nascida em Lima em 20 de abril de 1586, décima de treze filhos (Isabel era seu nome de Batismo) da família Flores de Oliva, nobre espanhola, transferida para o Peru.

A sua ama, Mariana, de origem indígena, deu-lhe o nome de Rosa, pela incrível beleza que a caracterizava. Depois, este nome foi confirmado na Crisma.

Desde pequena, sentiu o chamado vocacional, inspirando-se em Santa Catarina de Sena. Como ela, aos vinte e três anos recebeu o hábito religioso da Terceira Ordem Dominicana.

Ao nome Rosa foi acrescentado também o “de Santa Maria”, como expressão do seu tenro amor, que sempre nutria pela Virgem, à qual recorria, a todo instante, para pedir proteção.

 

Pobre entre os pobres

Por falência nos negócios paternos, sua família caiu na miséria. Rosa trabalhou, arduamente, na horta, como doméstica e como bordadeira, até altas horas da noite. Quando levava a entrega das encomendas nas casas dos fregueses, aproveitava para levar a Palavra de Cristo e o seu anseio pelo bem e pela justiça, que, na sociedade peruana da época, – espezinhada pela Espanha colonizadora, – parecia totalmente ofuscada.

Preparou na casa materna um local para receber os mais necessitados, prestando assistência às crianças e aos idosos abandonados, sobretudo os de origem indígena.

Desde 1609 recolheu-se em oração em uma cela de apenas 2m² construída no jardim da casa, da qual saía somente para as funções religiosas.

Rosa faleceu só depois de renovar seus Votos religiosos, repetindo várias vezes: “Jesus, permanecei comigo!”. Morreu em 23 de agosto de 1617.

Foi canonizada em 1671 por Clemente X. Santa Rosa de Lima foi a primeira mulher a ser canonizada no Novo Mundo. Ela é Padroeira do Peru, da América Latina, das Índias e das Filipinas.

 

 

Fonte: Vatican News e Acidigital