“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim

No dia 25 de janeiro a Igreja celebra a Solenidade da conversão de São Paulo Apóstolo. 

Recorda-se o dia em que – o então chamado Saulo, seu nome original – alcançou a conversão, a caminho de Damasco: Jesus o transformou de perseguidor dos cristãos no maior Apóstolo do seu Evangelho.

De acordo com o cardeal brasileiro, Dom Odilo Pedro Scherer, “São Paulo é muito inspirador para a nossa Igreja, pelo seu imenso amor a Cristo e ao Evangelho, seu ardor missionário e sua capacidade de perseverar na missão, apesar de tantos contratempos e sofrimentos”. 

São Paulo / Formação

São Paulo Apóstolo – Fonte: iStock

 

Docilidade e abertura à voz de Deus 

O Papa Francisco afirmou que uma característica do comportamento de Paulo é que era um homem dócil, tinha a docilidade, não era teimoso. 

Paulo era “aberto às sugestões de Deus”. Perseguia e matava os cristãos com um “fogo interior”, mas, “uma vez que ouviu a voz do Senhor, se tornou como uma criança, se deixou levar”: 

Todas aquelas convicções que tinha, ficam caladas, esperam a voz do Senhor: “Que devo fazer, Senhor?”. E ele se encaminha e vai ao encontro em Damasco, ao encontro daquele outro homem dócil e se deixa catequizar como uma criança. Se deixa batizar como uma criança. E depois retoma as forças e o que faz? Fica quieto. Vai para a Arábia rezar, quanto tempo não sabemos, talvez anos, não sabemos. A docilidade. Abertura à voz de Deus e docilidade. 

 

História 

Quando Saulo ia para Damasco para perseguir os cristãos, e uma luz brilhou no céu sobre ele e seus companheiros, cegando-o por três dias, era o próprio Jesus, e com isso ele foi derrubado do seu cavalo. 

Sem comer e sem beber, Saulo ficou na casa de um judeu chamado Judas. A pedido de Cristo, Ananias foi ao seu encontro. Saulo te a visão recuperada e também se converteu, recebendo o batismo. Ele começou a pregar nas sinagogas, para o espanto de seus ouvintes. E foi assim que o antigo perseguidor se converteu em apóstolo de Cristo. São Paulo foi eleito por Deus para ser um grande instrumento para a conversão do mundo. 

 

Oração a São Paulo Apóstolo 

Ó glorioso São Paulo, que no caminho para Damasco fostes tocado pela luz de Jesus, que transformou profundamente a vossa vida. De perseguidor vos tornastes corajoso seguidor de Cristo, destemido evangelizador e fundador fecundo de comunidades cristãs. 

Rogai por nós, para que também sejamos agraciados com esse espírito de coragem que nos arranque da preguiça espiritual e nos faça testemunhas convincentes de Jesus, apóstolos e apóstolas para o mundo de hoje. 

Por vossa intercessão, a messe do Senhor seja enriquecida com muitas vocações missionárias e que a vosso exemplo, levem o Evangelho a todos os povos, para que Cristo seja tudo em todos. Amém! 

São Paulo Apóstolo, rogai por nós! 

  

Fonte: Vatican News, A12