Seguir Jesus é caminhar contracorrente

Seguir Jesus Cristo hoje implica defender a vida humana “em todas as suas etapas” e promover “os autênticos direitos humanos”, é o que aponta Dom Hipólito Reyes Larios, Arcebispo de Xalapa, no estado mexicano de Veracruz.

Para o Arcebispo, “em tempos de crise, como os nossos, é grande a tentação de buscar segurança religiosa. Seguir Jesus Cristo não significa fugir para um passado já morto, mas viver com o espírito que o motivou”.

“Este seguimento não consiste em buscar novidades nem em promover grupos de pessoas selecionadas, mas em fazer de Jesus o centro único de nossas pessoas, famílias e comunidades para servir o Reino de Deus”, disse.

O Prelado mexicano destacou que “seguir Jesus significa caminhar contracorrente, em atitude de rebeldia contra os costumes, modas ou correntes de opinião que não concordam com o espírito do Evangelho”.

“Isso exige que não nos deixemos domar por uma sociedade superficial e consumista, assim como ir contra os próprios amigos e familiares quando nos convidam a seguir caminhos contrários ao Evangelho”.

“Seguir Jesus Cristo requer estar dispostos ao conflito e à cruz para compartilhar seu próprio destino. É necessário aceitar uma vida crucificada como a sua, sabendo que a ressurreição nos espera“, acrescentou.

“Seguir Jesus Cristo, hoje, implica uma profunda experiência do encontro íntimo com Ele através da oração e do compromisso com o amor e a defesa da vida humana em todas as suas etapas, a promoção dos autênticos direitos humanos, do cuidado da casa comum, que é a criação, e da solidariedade com os mais necessitados”, concluiu.

** Missa dominical de 30 de junho de 2019.

Fonte: Acidigital