Trazer o espírito de Natal para o lar representa abrir os corações para o nascimento espiritual em Cristo. Esse é o verdadeiro Natal na acepção real da palavra: momento sublime de amar Jesus e vivenciá-lo na própria vida! Veja algumas dicas para você viver intensamente o natal de Jesus:
Envolva as crianças
Existem inúmeras atividades natalícias a decorrer nesta época dentro das nossas casas: desde as decorações festivas como a árvore a montagem do presépio, à elaboração dos postais e telefonemas a familiares, passando pela confecção de doces, sem esquecer outros rituais que possam fazer parte das suas festas. Por isso mesmo, é essencial envolver as crianças em todos os preparativos para o Natal, para assim perceberem toda a beleza dessa celebração.
Dê o exemplo
Nada do que ensinamos tem real valor quando não vivenciamos nossas palavras no dia a dia. Você quer ensinar seus filhos a viver como cristãos? Seja cristão! Não basta conhecer Jesus; é preciso senti-lo e isso significa encontrar sentido em viver conforme os Seus ensinamentos. Sentir Jesus é reconhecer Seus ensinamentos na prática e, a exemplo de Paulo de Tarso, o grande apóstolo, e poder exclamar: “Eu vivo, mas, já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”.
Aproveite em família
Saiam de casa em família e desfrutem do melhor que a época tem para oferecer e não estamos falando de centros comerciais. Leve a alegria do natal da sua família visitando a entidades assistenciais, asilos, visite amigos, vá à igreja com mais frequência, visite presépios e outras mostras de natal.
Partilhe
Ajudar quem mais precisa é um dos gestos mais nobres da época natalícia e uma excelente oportunidade para mostrar às crianças que mais importante do que receber, é dar. Envolva-os na escolha de roupa usada para doar, na compra de um brinquedo para crianças desfavorecidas ou na compra de cestas básica/natal para entregar as famílias ou entidades assistenciais.
Cultive a oração
Reúna a família para rezar, promova novenas de natal na sua rua, reze o terço diante do presépio. Lei o evangelho de São Lucas, que é chamado de evangelho da infância para compreender melhor a história do nascimento de Jesus.
Prepare-se para receber Jesus
“A Confissão é o sacramento da ternura de Deus, o seu modo de abraçar-nos”, disse Papa Francisco num seu recente tuíte. Com o objetivo de alcançar esse abraço busque o sacramento da reconciliação e procure viver o perdão.
Trilha sonora do mês de dezembro
Incorpore a música de Natal nas tradições da época, principalmente nas semanas e dias que antecedem os dias 24 e 25 de Dezembro. As músicas natalinas falam sobre o nascimento de Jesus, a fraternidade, o amor, a paz, entre outros. Muitas dessas músicas são conhecidas no mundo todo, tornando-se uma linguagem universal na época do natal e com isso, gera nas pessoas bons sentimentos e a necessidade de ser melhor para o outro.
fonte: A12