Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia (AEDM)



Um novo carisma para o III milênio cristão

A Igreja, no século XX, testemunhou um grande florescimento de movimentos leigos, de diversas naturezas e proporções. Nada de se estranhar, se levarmos em conta que o Espírito é a “alma da Igreja”, e que o Cristianismo nasce já com a presença, em seu meio, de dois agrupamentos básicos, o dos apóstolos e o dos discípulos, que aos poucos se vão espalhando e gerando novas comunidades por todo o mundo – diversidade de serviços na unidade da fé, esperança e caridade (Ef4). A experiência do Cenáculo (At 2) é fundamental neste “Caminho”, demonstrando que não se pode ser cristão de um modo individualista; assim se entende o antigo adágio: UnusChristianus, nullusChristianuscristão isolado não é cristão.

Há movimentos leigos de caráter local, nacional e internacional. Aos grandes movimentos mundiais da Igreja pertence hoje o movimento apostólico da Divina Misericórdia, que nasceu a partir do carisma de Santa Faustina Kowalska (+1938), a quem N. S. Jesus Cristo escolheu como Apóstola e Secretária da Misericórdia para os nossos tempos. Ela pensava, no início, que Jesus queria apenas uma nova Congregação religiosa (Diário, n. 436), mas, no ano seguinte (abril/1936), escreveu ao Beato Padre Miguel Sopocko, seu Diretor espiritual: “Vejo claramente que haverá não somente uma congregação feminina e masculina mas haverá uma grande associação de leigos à qual poderão pertencer todos e recordar com os fatos a misericórdia Divina fazendo a misericórdia uns aos outros” (Carta). Nos meses seguintes se confirmou esta convicção e no final de junho de 1937 descreveu a estrutura desta obra (D.1154; 1158).

Após a morte de S. Faustina, a mensagem da Divina Misericórdia se espalhou com grande rapidez, envolvendo bispos, padres, religiosos/as e leigos/as. Já durante a II Guerra Mundial nasceu um dos primeiros centros mundiais de difusão do culto da Divina Misericórdia, nos Estados Unidos. Lá havia chegado de modo miraculoso, em 1941, o Pe. José Jarzebowski, Padre Mariano, formando o Apostolado da Divina Misericórdia, o qual apoiou semelhantes iniciativas em outros países (cf. Movimento Apostolicodella Divina Misericordia, Libr. Editr. Vaticana, 2002, pp. 18s). Grupos, associações, comunidades vão nascendo por toda a parte com o desejo de promover o culto à Divina Misericórdia e a prática das obras de misericórdia.

A partir de 1994 o Dr. Bryan Thatcher (Estados Unidos) teve a inspiração de reunir um pequeno grupo de fiéis para rezar e meditar os escritos de Santa Faustina, em encontros que aconteceram durante anos em sua residência. O movimento foi se fortalecendo, um primeiro manual é impresso em 1996 e em 1998, através do Pe. Serafim Michalenko MIC, Vice-postulador da Causa de Canonização de S. Faustina, tornou-se oficialmente associado aos Padres Marianos como “Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia” (AEDM). Surge como resposta à necessidade de integrar mais as mensagens de S. Faustina na vida pessoal, de modo a não reduzir a espiritualidade da Divina Misericórdia para esporádicas expressões devocionais, mas integrá-las num novo estilo de vida. O movimento foi abençoado pelo Papa João Paulo II no dia 5/10/1998. No ano seguinte o mesmo Papa concedeu uma bênção especial a todos os fiéis que, durante a Adoração ao Santíssimo, rezarem o Terço da Misericórdia na intenção dos doentes e agonizantes. Existem hoje AEDM em 35 países!

Os novos movimentos, quando de fato inspirados pelo Espírito, “tornam sempre viva e nova a estrutura da Igreja”, afirmou o Cardeal Joseph Ratzinger no Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais, em 1998. Que os Apóstolos Eucarísticos sejam, para a Igreja e o mundo, instrumentos do amor divino que restaura e renova os pecadores e sofredores!

1. Por quê se associar? (Leia mais…)
2. Orientações (Leia mais…)
3. Membros (Leia mais…)
4. Materiais (Leia mais…)
5. Cenáculos (Leia mais…)
6. Sugestões para Cenáculos (Leia mais…)
7. Bençãos do Papa (Leia mais…)
8. Defesa da Vida (Leia mais…)
9. Depoimentos dos Apóstolos Eucarísticos (Leia mais)