Missa Mãe da Divina Misericórdia

MISSA EM HONRA DE SANTA MARIA, RAINHA E MÃE DE MISERICÓRDIA (16 de novembro)
(Com base em: Congregação para o Culto Divino, Coletânea de Missas de Nossa Senhora, I e II, Ed. Paulinas, 1987, págs. 163-165 (I) e 139-141 (II) – textos aprovados a 15/08/1986)

Acolhida
Leitor: Caros irmãos e irmãs, com a celebração de hoje a Igreja nos convida a prestar a nossa homenagem Àquela que acolheu em sua vida o grande mistério do amor misericordioso do Pai, manifestado plenamente em seu Filho feito homem, na força do Espírito de Amor. Maria, Mãe de Jesus e nossa, é reconhecida pelos cristãos, desde os primeiros séculos, não apenas como Aquela que deu ao mundo a “misericórdia encarnada”, Jesus Cristo, ou a que foi agraciada por Deus com inúmeros benefícios, mas também como Mãe cheia de bondade para com os seus filhos, especialmente os mais fragilizados, os pecadores e os que sofrem. Por isso, já no século sexto é chamada de “Mãe da misericórdia” pelos cristãos do oriente, que muito antes invocavam a sua proteção. Agradeçamos a Maria por acompanhar a humanidade, a Igreja e cada um de nós com materno desvelo, renovemos a nossa entrega filial aos seus cuidados e, juntos com Ela, proclamemos ao mundo que a misericórdia do Senhor se estende de geração em geração. Com este espírito, de pé, acolhemos a Equipe de celebração e cantamos.

Ritos iniciais (Ato Penitencial lido conforme abaixo ou canto penitencial)
Presidente: Senhor, a tua Mãe soube acolher com confiança a Tua infinita misericórdia:
Assembleia: Perdoa-nos toda desconfiança!
Presidente: Cristo, a tua Mãe proclamou ao mundo o Teu amor misericordioso:
Assembleia: Perdoa-nos todo comodismo!
Presidente: Senhor, Maria nos acompanha até hoje com sua presença orante:
Assembleia:  Perdoa-nos toda tibieza!

Oração da coleta ou do dia
Presidente:
Oremos. (Silêncio para oração pessoal) Deus de inumeráveis misericórdias, concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de misericórdia, que, experimentando vossa misericórdia na terra, mereçamos conseguir vossa glória no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Assembleia: Amém.

Liturgia da Palavra
Leitor: No cerne da revelação transmitida pela Sagrada Escritura está o mistério da insondável misericórdia de um Deus que jamais abandona as suas criaturas, particularmente os seres humanos. A Mãe de Jesus, mulher cheia de fé e amor, confia plenamente no poder transformador deste amor divino e, por isso, como as grandes mulheres da história da salvação, não hesita em recorrer a ele nos momentos mais difíceis da vida do seu povo.

Primeira Leitura
Leitor: Leitura do livro de Ester (4,17n.p-r.aa-bb.hh-kk)
Naqueles dias, a rainha Ester, tomada de mortal angústia, recorreu ao Senhor. Prostrou-se por terra com suas ancilas, desde a manhã até à tarde, e disse: “Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó, tu és bendito. Socorre a mim que estou abandonada e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, pois grande perigo me ameaça. Eu aprendi, Senhor, nos livros de meus antepassados, que tu libertas, ó Senhor, todos que te agradam, até o fim. E agora, ajuda-me em minha solidão, pois não posso contar senão em ti, Senhor meu Deus. Liberta-nos da mão de nossos inimigos; muda em júbilo nosso luto e em bem-estar nossas dores. Castiga exemplarmente os que se insurgem contra o povo de tua herança. Vem, Senhor! Manifesta-te, Senhor!”
Palavra do Senhor: Graças a Deus!


Salmo Responsorial  (Lc 1,46-48a.48b-49.50-51.52-53.54-55 – R. cf. 50)

R. O amor do Senhor se estende de geração em geração.

1. A minha alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. R.
2. Doravante as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome! R.
3. Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem. Manifesta o poder do seu braço, dispersa os soberbos. R.
4. Derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes; sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. R.
5. Acolhe, Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. R.


Aclamação ao Evangelho

Leitor ou cantor: Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Ó nobre rainha do mundo, Maria, sempre Virgem, intercedei por nossa paz e salvação, ó Mãe do Salvador!
Assembleia: Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Evangelho (2,1-11)
Presidente: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
Assembleia: Glória a Vós, Senhor!
Presidente: Naquele tempo, houve umas bodas em Caná da Galileia e estava presente a mãe de Jesus. Também fora convidado para a festa de casamento Jesus com seus discípulos. Tendo acabado o vinho, disse a mãe de Jesus: “Eles não têm vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, que há entre mim e ti? Ainda não chegou a minha hora”. Disse a mãe aos servos: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Havia ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus. Em cada uma cabiam duas ou três medidas. Disse-lhes Jesus: “Enchei de água as talhas”. Eles encheram-nas até a borda. Disse-lhes Jesus: “Tirai agora e levai ao mestre-sala”. Eles levaram. E logo que o mestre-sala provou da água transformada em vinho – não sabia de onde vinha, embora soubessem os serventes que tinham tirado a água – chamou o noivo e lhe disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e quando já estão embriagados servem o de qualidade inferior. Tu guardaste até agora o melhor vinho”. Este foi o primeiro sinal que fez Jesus em Caná da Galileia, manifestando a sua glória, e os discípulos creram nele.
Palavra da salvação: Glória a Vós, Senhor!

Homilia

Preces

Presidente: Apresentemos com confiança ao Deus rico em misericórdia as nossas súplicas, pelas mãos da nossa Mãe Amável:
Leitor: Senhor, imploramos o dom da paz e da reconciliação para todos os povos do mundo, a fim de que cessem os conflitos e reine entre nós o amor:
Assembleia: Pela intercessão da Mãe de Misericórdia, atendei-nos, Senhor!
Leitor: Senhor, suplicamos o Vosso Espírito a fim de que possamos testemunhar no meio do mundo e da sociedade a força transformadora do amor:
Leitor: Senhor, renovai em nós a chama da caridade de modo que possamos socorrer os aflitos, os transviados e todos os que sofrem no corpo e na alma:
Presidente: Concluímos a nossa oração entregando tudo ao Senhor pelas mãos de Maria:
Assembleia: A Vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.


Oração sobre as oferendas

Presidente: Aceitai, Senhor, os dons do vosso povo, e concedei aos que veneramos a Virgem Maria, como Mãe de misericórdia, nos mostremos misericordiosos com nossos irmãos, e mereçamos, assim, encontrar-vos indulgente conosco. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Prefácio
Presidente: O Senhor esteja convosco!
Assembleia: Ele está no meio de nós.
Presidente: Corações ao alto!
Assembleia: O nosso coração está em Deus.
Presidente: Demos graças ao Senhor nosso Deus!
Assembleia: É nosso dever e nossa salvação.
Presidente: Na verdade, Pai Santo, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo o tempo e lugar, e nesta comemoração da Virgem Maria, engrandecer-vos com dignos louvores. Ela é a rainha clemente, que experimentou singularmente vossa misericórdia, e por isso acolhe a todos os que se refugiam junto dela, e os ouve quando clamam em sua tribulação. Ela é a mãe de misericórdia, que sempre se inclina às preces de seus filhos, para obter-lhes benevolência e impetrar-lhes o perdão dos pecados. Ela é a servidora de piedade, que sem cessar roga por nós a seu Filho, para enriquecer nossa pobreza com sua graça. Por ele, a multidão dos anjos adora a vossa majestade, na eterna alegria de vossa presença. Pedimos que junteis com eles nossas vozes, numa só exultação, dizendo (cantando):

Santo, santo, santo…

Presidente: Ó Deus, desde a criação do mundo, fazeis o bem a cada um de nós para sermos santos como vós sois santo. Olhai vosso povo aqui reunido e derramai a força do Espírito, para que estas oferendas se tornem o Corpo e o Sangue do Filho muito amado, no qual também somos vossos filhos. Enquanto estávamos perdidos e incapazes de vos encontrar, vós nos amastes de modo admirável, pois vosso filho – o justo e santo – entregou-se em nossas mãos, aceitando ser pregado na cruz.
Assembleia: Como é grande, ó Pai, a vossa misericórdia!
Presidente: Antes, porém, de seus braços abertos traçarem entre o céu e a terra o sinal permanente da vossa aliança, Jesus quis celebrar a Páscoa com seus discípulos. Ceando com eles, tomou o pão e pronunciou a bênção de ação de graças. Depois, partindo o pão, o deu a seus amigos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI:
ISTO É O MEU CORPO,
QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Ao fim da ceia, Jesus, sabendo que ia reconciliar todas as coisas pelo sangue a ser derramado na cruz, tomou o cálice com vinho. Deu graças novamente e passou o cálice a seus amigos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI:
ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE,
O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA,
QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PRA REMISSÃO DOS PECADOS.
FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

Assembleia: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
Presidente: Lembramo-nos de Jesus Cristo, nossa páscoa e certeza da paz definitiva. Hoje celebramos sua morte e ressurreição, esperando o dia feliz de sua vinda gloriosa. Por isso, vos faz voltar à vossa graça.
Assembleia: Esperamos, ó Cristo, vossa vinda gloriosa!
Presidente: Olhai com amor, Pai misericordioso, aqueles que atraís para vós, fazendo-os participar no único sacrifício de Cristo. Pela força do Espírito Santo, todos se tornem um só corpo bem unido, no qual todas as divisões sejam superadas.
Assembleia: Esperamos, ó Cristo, vossa vinda gloriosa!
Presidente: Conservai-nos, em comunhão de fé e amor, unidos ao papa Bento e ao nosso bispo (…). Ajudai-nos a trabalhar juntos na construção do vosso reino, até o dia em que, diante de vós, formos santos com os vossos santos, ao lado da virgem Maria e dos apóstolos, com nossos irmãos e irmãs já falecidos que confiamos à vossa misericórdia. Quando fizermos parte da nova criação, enfim libertada de toda maldade e fraqueza, poderemos cantar a ação de graças de Cristo que vive para sempre.
Assembleia: Esperamos, ó Cristo, vossa vinda gloriosa!
Presidente: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Assembleia: Amém!


Rito da Comunhão

Presidente: Antes de participar do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:

Pai nosso…

Presidente: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
Assembleia: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
Presidente: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Assembleia: Amém.
Presidente: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Assembleia: O amor de Cristo nos uniu.
Presidente ou Diácono: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

Cordeiro de Deus

Presidente: “Sede misericordiosos como o Vosso Pai é misericordioso”: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Assembleia: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Antífona da Comunhão
O Todo-poderoso fez por mim grandes coisas: Santo é seu nome, e sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre aqueles que o temem.


Oração depois da Comunhão

Presidente: Oremos. Restaurados pelo alimento celeste, dai-nos, Senhor, nós vos rogamos, exaltar sempre, com a Virgem Maria, a vossa misericórdia e experimentar a sua proteção, pois a proclamamos Rainha clemente para com os pecadores e misericordiosa para com os pobres. Por Cristo, nosso Senhor.
Assembleia: Amém.


Oração diante da imagem da Mãe da Misericórdia

(Terço da Mãe da Misericórdia)

No início: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. Por Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce Virgem Maria!

Nas contas grandes: Maria, Mãe da graça e Mãe da Misericórdia, defendei-nos dos inimigos e acolhei-nos na hora da morte.

Nas contas pequenas (rezam-se 3 dezenas): Maria, Mãe da Misericórdia, alcançai-nos a Misericórdia junto a Vosso Filho!

Oração final: Mãe misericordiosíssima, Vós abris diante de nós amplamente os Vossos braços e estendeis as Vossas mãos repletas de graças e de dons. O Vosso coração maternal deseja proporcionar-nos tudo de que necessitamos. Estimulados por essa bondade, dirigimo-nos a Vós. Alcançai-nos, nossa Mãe, tudo que nos é necessário e sobretudo fazei com a Vossa poderosa mediação que preservemos a castidade e a inocência, com fidelidade e perseverança cultivemos o amor filial para convosco e guardemos em nosso coração a imagem do Coração de Vosso Filho. Que esse Coração nos defenda, nos guie e nos conduza à luz eterna. Amém.


Benção Final e encerramento