São Nicolau é conhecido pela sua ajuda com os mais necessitados e também por diversas lendas a seu respeito. Nicolau nasceu em Pátara, na Ásia Menor, no ano de 275.
Quando seus pais faleceram, ele recebeu uma grande quantia de dinheiro. Dessa forma, ele partilhou com os mais necessitados. Em uma das situações, Nicolau sabia que três moças não tinham dinheiro para os dotes de casamento. A família das moças estava tão mal financeiramente que as meninas iriam ser vendidas como escravas. Porém, cada moça encontrou uma bolsa com ouro, o valor era o suficiente para a alimentação da família e para o dote.
Com isso, a generosidade de Nicolau se espalhou. Ele continuou a ajudar as pessoas, mas sempre buscava ajudar secretamente.
Por volta do século IV, Nicolau se tornou Bispo de Mira, atualmente Turquia. O sacerdote sempre buscava ajudar os mais famintos e necessitados.
São Nicolau e Papai Noel
São Nicolau e o Papai Noel são semelhantes na aparência. Por conta disso, são muitas vezes confundidos. Além disso, o personagem natalino foi inspirado em São Nicolau, pois o santo ajudava anonimamente. Com o tempo, uma nova versão de São Nicolau foi se popularizando, tornando-se o Papai Noel.
- 33 Dias para um Amanhecer Glorioso: Caminhos de Espiritualidade Mariana
- Congresso Nacional da Misericórdia: participe do maior evento do Brasil com a temática Misericórdia
- Vivenciando a Espiritualidade Católica com crianças: uma jornada de fé em família
- Aproveite as ofertas do Mês do Cliente na Editora Divina Misericórdia!
- “A oração nos ajuda a amar os outros”, afirma o Santo Padre