Nesta quinta-feira (28) recorda-se o dia de São Tomás de Aquino. Esse santo nasceu em 1225 no sul da Itália e faleceu em 1274. Ele veio de uma família rica e nobre. Tomás sentiu o desejo de servir mais a Deus e dessa forma, entrou para a Ordem dos Dominicanos e se tornou padre.

O sacerdote da Congregação dos Padres Marianos, Pe. Eli Carlos A. de Souza, MIC, afirma que São Tomás foi uma das mentes mais brilhantes do catolicismo e que foi um grande teólogo e filósofo.

“Com seus inúmeros escritos, especialmente a obra Suma teológica, até hoje ajuda a Igreja a aprofundar os mistérios da fé”, destaca o Pe. Eli Carlos.

São Tomás de Aquino foi quem compôs um dos cânticos mais tradicionais da Igreja, o Pange Lingua. “Geralmente cantamos somente as duas últimas estrofes, o ‘Tão sublime Sacramento‘, para concluir nossos momentos de adoração”, explica o Padre.

São Tomás também escreveu os textos litúrgicos para a festa de Corpus Christi. Ele é chamado de Doutor Angélico. Além disso, foi proclamado padroeiro das escolas e das universidades católicas.

Três aprendizados com a vida desse grande santo:

Fé e Razão

O Padre Eli Carlos salienta que um dos principais ensinamentos da vida de São Tomás de Aquino é a compreensão de que a fé e a razão não são incompatíveis, precisam caminhar juntas.

Espiritualidade

“Ele foi um grande intelectual, um grande professor e escritor, mas compreendia que a fonte da verdadeira sabedoria não eram os livros, mas o próprio Deus”, afirma o Padre Eli. São Tomás de Aquino tinha uma espiritualidade profundamente eucarística.

Amizade

São Tomás de Aquino era muito amigo do irmão dominicano, Reginaldo Piperno. “A amizade entre eles era caracterizada pela confiança e confidência”, segundo o Padre Eli.


São Tomás de Aquino, rogai por nós!

Oração de São Tomás de Aquino a Deus: “Concedei-me, suplico-vos, uma vontade que vos procure, uma sabedoria que vos encontre, uma vida que vos agrade, uma perseverança que vos espere confiadamente e uma confiança que no final chegue a possuir-vos”.