Foto: Vatican News

 

Uma família forte sempre supera as dificuldades

Ser membro de uma família é uma verdadeira bênção, mas também tem seus desafios. Todas as famílias enfrentam dificuldades. E como elas conseguem permanecer unidas? Ainda mais importante: como conseguimos prosperar e desfrutarmos uns dos outros? Como podemos crescer juntos?

Cristo nasceu no Natal e teve seu intenso conjunto de desafios e dificuldades, como a fuga da Sagrada Família para o Egito. Qualquer pessoa que tenha viajado com uma criança pequena sabe que não é fácil. Imagine o estresse e o perigo de viajar de burro com um bebê recém nascido. Lembre-se, também, que por causa da maneira como a gravidez surgiu, José e Maria tiveram um mal-entendido que quase acabou com o casamento deles. Mas a Sagrada Família não apenas sobreviveu, como prosperou. Aqui estão alguns exemplos desta experiência para nos inspirar…

Confie e seja confiável

O fato de conhecermos melhor nossa família do que qualquer um, na verdade, torna difícil confiar neles algumas vezes, pois tendemos a mostrar o pior lado de nossa personalidade para aqueles que estão mais próximos de nós.

No entanto, a Sagrada Família mostra que não tem que ser assim. Tome, por exemplo, José confiando na explicação de Maria para sua gravidez, ou em sua reação calma depois de encontrar Jesus perdido no Templo. Em nossas famílias, ampliar a confiança é um longo caminho. Por outro lado, comportar-se em relação às nossas famílias de forma a merecer essa confiança é um sinal de respeito que elas merecem.

Incentivo

Eu cresci com três irmãos. Nossa vida foi uma competição constante. Felizmente, nossos pais nos ajudaram a amadurecer à medida que crescemos. Nossos jogos de tabuleiro de família ainda são agressivos, mas não é mais uma guerra total e, quando se trata de assuntos realmente importantes, é claro que queremos o melhor para o outro.

Em Maria, encontramos o exemplo perfeito de uma mãe que motiva e incentiva o filho. Por exemplo, nas bodas de Caná, ela deposita toda a sua confiança nele e até convence os servos da festa a ouvi-Lo. Em todas as histórias da Sagrada Família, eles nunca estão com inveja uns dos outros ou lutando por atenção.
Sempre presentes

Em uma família, os heróis são aqueles que permanecem unidos. Não importa o argumento, a frustração, a decepção. Em uma família forte, as pessoas nunca desistem umas das outras. Maria esteve presente em cada momento na vida de seu filho; nos triunfos e nas tragédias. A partir deste ambiente familiar seguro, a cada um de nós é dada a coragem de sair para o mundo com confiança.

No final, ficamos juntos porque pertencemos uns aos outros, e não importa o quão grande uma bagunça nos rodeia, uma família forte sempre irá superar.

 

Sagrada Família de Nazaré, a nossa família vossa é!

 

 

Fonte: Aleteia