Hoje meditamos o 3º dia do retiro 15 dias de oração com Santa Faustina, apoiado nos escritos do Diário de Faustina Kowalska. Que Deus abençoe você que está rezando conosco e buscando um aprofundamento na espiritualidade da misericórdia.

 

3º dia: A misericórdia, esperança suprema

Trecho do Diário

“Ó incompreensível e insondável misericórdia divina, quem Vos poderá adorar e glorificar dignamente? Atributo máximo de Deus onipotente, sois a doce esperança para o homem pecador.” (Diário, 951)

“Jesus, eu confio em Vós contra toda a esperança, apesar de todos os sentimentos que tenho dentro de mim e que se opõem à esperança. Fazei de mim o que quiserdes, que não me afastarei de Vós, porque Vós sois a fonte da minha vida.” (Diário, 24)

O que aprendemos com Santa Faustina

Santa Faustina fez de tudo para que as pessoas que perderam a esperança na Misericórdia Divina a encontrassem novamente, como podemos identificar em diversos trechos do seu Diário. Para ela, amor e misericórdia são assuntos de muita experiência.

Quando passamos por situações difíceis, como a que o mundo está passando neste ano de 2020, devido a COVID-19, muitas pessoas podem dar abertura à sentimentos que se opõe à esperança.

Mas Santa Faustina ensina que a Misericórdia de Deus é a única capaz de despertar esperança.

Ouve, Minha filha, o que desejo dizer-te. Reclina-te em Minhas Chagas e absorve da fonte da vida tudo o que teu coração possa desejar. Bebe abundantemente da fonte da vida e não desfalecerás no caminho.” (Jesus para Santa Faustina – Diário, 1485)

Esta mensagem é um forte impulso a todos àqueles que deixam cair os braços, estão desesperados e se sentindo deprimidos.

Saiba que a misericórdia experimentada na oração ou na relação com o próximo se torna uma grande fonte de esperança. A Misericórdia desafia toda desconfiança.

Reflita, por que deveríamos manter a desconfiança quando o Senhor espera de mim, de você e de cada pessoa humana? E Ele espera com razão, porque é sempre capaz de ver o bem em cada um. Ele conhece a boa vontade de cada pessoa. Como cristãos, cabe a nós ajudar Deus a fortalecer aqueles que querem levantar e deixar-se restaurar.

Irmã Faustina demonstra que a confiança em sua misericórdia é verdadeiramente uma grande bem-aventurança. A mensagem transmitida por Faustina é um convite à felicidade. Ajude todos a sua volta a permanecerem confiantes na Misericórdia inesgotável de Deus.

 

Minha oração hoje: Ó Deus eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro
da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós
a Vossa misericórdia, para que não nos desesperemos nos momentos difíceis,
nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à
Vossa santa vontade, que é amor e a própria misericórdia. (Diário, 950)

 

Fonte: Patrice Chocholski, Editora Paulinas.