Foto: iStock

 

O Natal se aproxima, e com ele podemos buscar um amadurecimento espiritual, refletindo sobre o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento do Menino Jesus.

      “Grande alegria e júbilo jorram da gruta de Belém para todo o mundo. Eis que começa uma nova era, que contém uma nova aliança entre Deus e os homens; cria-se uma vida completamente Divino – humana. Desde então, Deus vai olhar para as pessoas através de Cristo e as pessoas vão se voltar para Deus através de um novo Mediador, que é ao mesmo tempo Deus e Homem. Aqui já se realizam as palavras do Apóstolo: “Deus que é rico em Misericórdia deu-nos a vida em Cristo.” (Bem-aventurado Pe. Miguel Sopoćko, A Misericórdia de Deus em Suas obras, vol. I).

 

Confira estas dicas de como podemos nos preparar para receber dignamente os dons de Deus, especialmente a Divina Misericórdia Encarnada:

1 – A Novena de Natal é uma grande oportunidade para rezar e refletir o mistério redentor do Filho de Deus. Neste ano, mesmo com o isolamento social, que se faz necessário, você pode aproveitar o tempo do advento para reunir a família (os que moram com você ou se conectar virtualmente com os mais distantes) para partilhar e rezar juntos. Seja grato por sua vida, por sua família e pela alegria de poder celebrar o amor do Pai em Cristo, que veio sobre nós.

2 – O sacramento do perdão é de extrema importância para todos os cristãos. Este é o sacramento da reconciliação com Deus, pois desta forma os cristãos podem receber a graça do perdão. Jesus ordenou à comunidade que fosse a dispensadora do perdão, quando delegou aos seus apóstolos o poder de perdoar os pecados (cf. Jo 20,23).

3 – Participar da Celebração Eucarística no tempo do Advento significa acolher e reconhecer Jesus, como mestre e Senhor. “Eis que o Filho de Deus, através do qual “Tudo foi feito, e sem ele nada foi feito.” (Jo. 1,3), acolhe a natureza humana, para nela – como verdadeiro homem – dar a Deus, em lugar do ser humano, uma reparação digna, sendo Ele igual a Deus” (Bem-aventurado Pe. Miguel Sopoćko, A Misericórdia de Deus em Suas obras, vol. I).

4 – No tempo do Natal são muitas as iniciativas de ação social e obras de misericórdia que podem ser realizadas como um despertar para a essência do cristão: que é viver a caridade e o amor ao próximo. Por isso, especialmente no tempo do advento, os gestos de solidariedade são um convite para testemunhar o rosto de Deus e aprender a olhar para outro com atenção às suas necessidades.

Prepare-se para o Natal do Senhor!

 

Fonte: A Misericórdia de Deus em Suas obras,
vol. I – Bem-aventurado Pe. Miguel Sopoćko

com Santuário Nacional, redação A12.