13 de junho é dia de Santo Antônio, que é mundialmente conhecido por interceder por quem quer encontrar o amor da sua vida. Vamos conhecer um pouco quem é este santo!

Santo Antônio nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões. Ainda na adolescência, foi para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde se deparou com uma vasta biblioteca para aprofundar seus estudos.

Porém, aos 19 anos, ele pediu para ser transferido para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, pertencente à Ordem dos Cônegos de Santo Agostinho. Então, passou a aperfeiçoar ainda mais sua formação estudando a Palavra de Deus e os textos dos Padres da Igreja. Por fim, foi ordenado sacerdote em 1220.

Nesta cidade, ele conheceu os missionários franciscanos e ficou encantado com fervor e a radicalidade com que os freis franciscanos viviam o Evangelho. Logo, ele desejou viver a mesma coisa na sua vocação. Foi então que o padre Fernando tornou-se o frei Antônio.

Santo Antônio e o Evangelho

Ele foi um fervoroso Franciscano, Filho Espiritual de São Francisco de Assis. Com profunda coerência, Santo Antônio viveu o Evangelho, que é a Regra e a vida dos Frades Menores.

Logo que falamos de Santo Antônio e o Evangelho, nos lembramos de que ele é invocado, em sua ladainha, com o nome de “Trombeta do Evangelho”. Talvez este seja um dos títulos mais importantes de Santo Antônio.

Ser trombeta significa aquele que fala alto, com voz forte, aquele que anuncia e é ouvido por todos. Afinal, a trombeta encanta a todos, é imponente, é convidativa.

Além disso, não podemos nos esquecer de que o nosso Santo Antônio, em suas pregações, falava em alto e bom tom as verdades do Evangelho, não se importando em agradar a todos. Mas, falava o que tinha de ser dito, a mensagem de Jesus Cristo. Por isso, também o chamamos de “Boca de ouro”, pois de sua boca só saiam coisas preciosas, como o anúncio do Santo Evangelho.

Santo Antônio e o Pão

Santo Antônio foi muito amigo de Jesus, se preocupava bastante com os problemas sociais de seu tempo. Ele soube anunciar a todos que a fé só dá frutos quando colocada em prática, transformada em gestos concretos de solidariedade para com o próximo.

Foi por isso que Santo Antônio falou certa vez: “Cessem as palavras e falem as obras”.

Para ele, a Igreja de seu tempo tinha que tornar-se pobre, sentir com eles, ser uma comunhão de pobres.

Escutando isso, lembram-nos que, ainda hoje, depois de terem se passados tantos séculos, o nosso Papa Francisco, ainda continua a pedir uma “Igreja pobre para os pobres”, uma comunhão de cristãos que acolham a todos.

Santo Antônio, chegou até denunciar que “os que guardam os bens dos pobres e os roubam, serão roubados pelo diabo”. Por isso, até hoje o povo alimenta em si a devoção do pãozinho de Santo Antônio, símbolo de partilha para com todos os irmãos que sofrem. Muitas vezes, Santo Antônio pega pão às escondidas do mosteiro para partilhado com quem precisava.

O gesto da partilha do pão é apenas um exemplo do que nós podemos partilhar com quem necessita.

Santo Antônio seguidor de São Francisco

São Francisco tinha um grande amor por frei Antônio, chamando-o de “meu vigário”, “meu bispo”…

A pedido de São Francisco, Santo Antônio foi o primeiro a ensinar a Sagrada Teologia aos seus irmãos. Em vida, esses dois foram grandes companheiros e irmãos.

Mesmo depois de sua morte, o Poverello de Assis continuou a acompanhar seu servo. Certo dia, frei Antônio estava pregando em uma grande reunião dos frades, quando, na porta de entrada, apareceu-lhe o Pai da Ordem dos Menores.

Santo Antônio faleceu no dia 13 de junho e 1231, na cidade de Pádua.