No próximo domingo será celebrado Pentecostes, dia em que os cristãos recordam quando Jesus, depois de sua Ascensão ao céu, enviou o Espírito Santo aos seus discípulos. Conheça cinco características que devemos saber sobre o Espírito Santo.

  1. O Espírito Santo é uma pessoa

O Espírito Santo não é uma “coisa”, o Espírito Santo é um “Ele” e um “quem”. Ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Embora possa parecer mais misterioso que o Pai e o Filho, é tão pessoa quanto eles.

  1. É completamente Deus

Que o Espírito Santo seja terceira pessoa da Trindade, não significa que seja inferior ao Pai ou ao Filho. As três pessoas, incluindo o Espírito Santo, são totalmente Deus e há uma mesma divindade.

  1. Sempre existiu, inclusive nos tempos do Antigo Testamento

Embora tenhamos aprendido a maioria das coisas sobre Deus-Espírito Santo (assim como sobre Deus – Filho) no Novo Testamento, Este sempre existiu. Deus existe eternamente em três pessoas. Assim, quando ler acerca de Deus no Antigo Testamento, recorde que se trata das três pessoas da Trindade, entre eles o Espírito Santo.

  1. No Batismo e no Crisma se recebe o Espírito Santo

O Espírito Santo pode estar ativo no mundo de formas misteriosas e que nem sempre se compreende. Entretanto, uma pessoa recebe o Espírito Santo de uma maneira especial pela primeira vez no Batismo (At 2,38) e, depois, é fortalecido com seus dons no Crisma.

  1. Os cristãos são templos do Espírito Santo

Os cristãos têm o Espírito Santo, que habita neles de uma maneira especial e, portanto, existem graves consequências morais como explica São Paulo:

“Fuja da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo”.

Fonte: Acidigital