A Quaresma neste ano de 2021 se iniciará dia 17 de fevereiro, na Quarta-Feira de Cinzas. Nós, Igreja, nos preparamos para bem viver este tempo, 40 dias de oração intensificada, fazendo memória da paixão de Cristo e de Seu amor por cada um de nós, transmitido na Cruz.

Para vivermos este tempo de modo ainda mais completo, São João Paulo II deixou, quando ainda vivo, 5 ensinamentos sobre a Quaresma em muitas de suas catequeses. Confira nosso blogpost e inspire-se nas mensagens deixadas por ele!

#Quarta-Feira de Cinzas

Com seu início na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, com a austera cerimônia da imposição das cinzas, o itinerário penitencial da Quaresma, São João Paulo II nos lembra de um trecho do Evangelho de Lucas: “Meu pai, pequei contra o céu e contra ti” (Lc 15,18).

Estas palavras de Lucas suscitam nos corações uma singular emoção, sendo este o tempo em que a Igreja é convidada à profunda conversão. Se é verdade que o pecado fecha o homem a Deus, ao contrário, a sincera confissão dos pecados abre-lhe a consciência à ação regeneradora da Sua graça” (São João Paulo II).

Para reencontrar a amizade com Deus, se faz necessário brotar de sua boca: “eu pequei”. Quando se encontra este desejo real da misericórdia de Deus, o seu esforço se fará eficaz diante do encontro da Salvação. A confissão e o desejo de conversão se tornam essenciais para este caminho.

#Tempo de conversão

Para falar sobre a Quaresma, precisa ser falado sobre o caminho da conversão. São João Paulo II nos recorda de três pontos, que lembrarão especialmente o processo vivido na parábola do Filho pródigo. Esses pontos são:

O afastamento: Quando nos afastamos de Deus, esquecemos dos bens e talentos que Ele nos deu. O pecado nos faz esquecer dos bens mais preciosos que possuímos. 

O processo: O processo de conversão começa quando percebe-se, após o afastamento, tudo o que se perdeu. Neste processo, é preciso do amadurecimento para que haja a volta. Precisa-se ter a certeza de que Deus é bom e misericordioso, e não deixar a vergonha do retorno ser maior.

O retorno: Enfim, o retorno. Após a decisão e o amadurecimento, acontecerá o retorno. E quando se volta aos braços do Pai, encontra-se a misericórdia, que acolhe independente de qualquer que seja a circunstância.

Assim como na parábola do filho pródigo, é preciso que saibamos retornar à casa do Pai. A Quaresma é um chamado profundo para a nossa conversão!

#Misericórdia Divina 

“No início da Quaresma, é importante preparar nosso espírito para receber em abundância o dom da misericórdia divina” (São João Paulo II).

A Igreja nos indica neste tempo a oração, a penitência e o jejum. Assim como também nos indica a caridade. É-nos concedido, desse modo, experimentar a superabundância do amor do Pai celeste, que em plenitude foi dado à humanidade inteira no mistério pascal” (São João Paulo II).

A Quaresma é tempo de uma solicitude de Deus ao perdoar os pecados. É tempo de reconciliação. Por isso, é o tempo propício para que cada um de nós aproxime-se da penitência e, consequentemente, de Deus. 

#Coragem para seguir

A Quaresma imprime em nós a coragem de seguir com fidelidade o Evangelho, largando o pecado e deixando tudo para trás. Transforma-se em vida nova.

“A cruz se transforma também em símbolo de esperança. De instrumento de castigo, passa a ser imagem de vida nova, de um mundo novo” (São João Paulo II).

Olhar para todo sofrimento do Cristo, feito por amor, deve tornar-se para nós, símbolo de conversão, mudança de vida, sem qualquer sombra de dúvida. Ao perceber que mesmo com nossas falhas, Ele nos acolherá, é sinal de que é tempo de mudar, de amadurecer e seguir o Evangelho. 

#Agora é hora

Precisamos reconhecer que a conversão é uma necessidade constante para todos, uma busca diária. Quando entendermos que a conversão também é para nós, e buscarmos viver segundo o Evangelho, então nossa Quaresma terá sentido pleno. 

Falar e ler sobre a Quaresma e o tempo de conversão que ela nos impulsiona e não vivê-la, é uma hipocrisia. Não devemos ter medo de assumir o chamado de Deus!

São João Paulo II encerra seus ensinamentos deixando para nós uma frase de envio:

“Não tenhais medo! A alegria do Senhor crucificado e ressuscitado, seja a vossa força, e Maria Santíssima esteja sempre ao vosso lado”.   

Não devemos ter medo de seguir a Cristo. Neste tempo quaresmal, devemos assumir nosso chamado à conversão e buscar a vida de santidade diariamente. Como São João Paulo II tanto nos ensinou em cada tópico deste blogpost, devemos assim colocar em prática em nossa vida.

Vamos sem medo, viver uma Quaresma de profunda oração e entrega a Deus!