Hoje, sexta-feira, dia em que lembramos o amor de Jesus pela humanidade, olhamos para a imagem do Sagrado Coração e meditamos sobre a infinita Misericórdia de Deus por cada um de nós.

Numa série de quatro partes, você é convidado a refletir às sextas-feiras sobre como desenvolver um amor maior pelo misericordioso Coração de Jesus e ajudar a estender esta espiritualidade para que mais almas também possam desagravar o coração de nosso Jesus.


Na Sagrada Escritura o coração é o símbolo do amor divino. E Jesus é a encarnação desse amor. Quando olhamos para a imagem do Sagrado Coração de Jesus vemos a imagem do Seu amor pela humanidade. Para Santa Faustina Kowalska, Jesus revelou: “sou puro Amor e a própria Misericórdia” (Diário, 1074)

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus transmite ao mundo, aflito, sua mensagem de misericórdia e confiança, expressas exatamente no coração humano e divino do Verbo Encarnado.

As suas raízes podem ser encontradas no gesto de São João, que na Última Ceia encostou a sua cabeça no peito de Jesus e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança. Esta devoção, já presente na Idade Média, foi popularizada pelas aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque (1675, França).

Ao contemplar o Coração de Jesus, Santa Faustina se encanta pela Misericórdia de Deus e este é um novo e original aspecto da espiritualidade.

O Diário de Santa Faustina é repleto de místicas intimidades para com Sagrado Coração de Jesus.

“O Senhor estreitou-me ao Seu Coração e disse: “Reclina a tua cabeça no Meu peito e descansa” (D. 1053).
“Depois da santa Comunhão, senti em meu próprio coração as batidas do Coração de Jesus” (D. 1821).

“Meu Jesus, acima de tudo agradeço-Vos pelo Vosso Coração – Ele só me basta” (D.240).
Eu, o Senhor, estou contigo. Nada temas, estás em Meu Coração” (D. 1133).

Jesus deu a Irmã Faustina uma bela oração com foco no Coração de Jesus, que se tornou muito popular entre os fiéis católicos. Podemos orar às 15 horas (Hora da Grande Misericórdia) todos os dias ou a qualquer hora: “Ó Sangue e Água, que jorrou do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós” (Diário, 84). Jesus disse a Irmã Faustina que esta oração é poderosa e pode operar conversões.

Santa Faustina mostra em seu Diário uma nova possibilidade de reparar as ofensas desferidas ao Sagrado Coração de Jesus: é a propagação e a vivência da misericórdia.

“O Senhor me disse: Minha filha, não te canses de divulgar a Minha misericórdia; consolarás com isso o Meu Coração que arde com a chama de compaixão para com os pecadores” (D. 1521).

Santa Faustina mencionou o Coração de Jesus em seu Diário mais de 200 vezes! Em nossa reflexão, também exploraremos como a jovem mística abrigou-se perto de Seu Coração e confiou de toda a sua alma na vontade de Deus para ela.


PARTE 3

Grandes raios emanaram de Seu Coração

Como sabemos, no dia 22 de fevereiro de 1931, em Plock, quando Jesus revelou a Imagem da Divina Misericórdia à Sua noiva Irmã Faustina, Ele tocou em Sua vestimenta no peito e grandes raios emanaram de Seu Coração. O Sagrado Coração de Jesus é uma parte importante da devoção da Divina Misericórdia. Irmã Faustina era muito devota ao Sagrado Coração de Jesus. Sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, sem dúvida, aumentou quando Jesus ditou a “Novena à Divina Misericórdia” para Sua humilde noiva.

Está registrado no Diário nos trechos 1209-1229. Jesus pediu especificamente a Santa Faustina ou a quem quer que rezasse as orações para “trazer ao Meu Coração” um grupo diferente de almas em cada dia da Novena, e “mergulhá-los no oceano da Minha misericórdia” (Diário, 1210).

Jesus também deu a Santa Faustina uma bela oração com foco no Coração de Jesus, que se tornou muito popular entre os fiéis católicos. Podemos orar às 15 horas. (a “Hora da Grande Misericórdia) todos os dias ou a qualquer hora:“ Ó Sangue e Água, que jorrou do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós ”(Diário, 84). Lembre-se, Jesus disse a Irmã Faustina que esta oração é poderosa e pode operar conversões.

Na homilia do Domingo da Divina Misericórdia de 2001, São João Paulo II falou sobre este aspecto da espiritualidade de Santa Faustina:

O Coração de Cristo! Seu “Sagrado Coração” deu tudo aos homens: redenção, salvação, santificação. Santa Faustina Kowalska viu saindo deste coração que transbordava de amor generoso dois raios de luz que iluminavam o mundo. “Os dois raios”, segundo o próprio Jesus lhe disse, “representam o sangue e a água” (Diário, 299). O sangue lembra o sacrifício do Gólgota e o mistério da Eucaristia; a água, segundo a rica simbologia do evangelista João, faz-nos pensar no Baptismo e no dom do Espírito Santo (cf. Jo 3,5; 4, 14). Através do mistério deste Coração ferido, a maré restauradora do amor misericordioso de Deus continua a se espalhar sobre os homens e mulheres de nosso tempo. Somente aqui aqueles que desejam a verdadeira felicidade podem encontrar seu segredo.

* Através das nossas orações podemos consolar e ajudar a estender o reino do misericordioso Coração de Jesus. Também podemos ajudar outras almas a desenvolverem um amor maior pelo Sagrado Coração de Jesus. Rezemos!

 

Oração de misericórdia

Querido Jesus Misericordioso, eu te amo. Por favor, permita-me chegar mais perto de Seu Sagrado Coração, onde posso descansar um pouco.
Santa Maria mostra-me o caminho e, por favor, me proteja.
Santa Faustina, rogai por mim.
Jesus, eu confio em vós!
Amém.

Oração ao Sagrado Coração

Ó Sagrado Coração de Jesus, derrama as tuas bênçãos abundantemente sobre a tua Igreja, sobre o Sumo Pontífice e sobre todo o clero; dê perseverança aos justos, converta os pecadores, ilumine os descrentes, abençoe nossos pais, amigos e benfeitores, ajude os agonizantes, liberte as almas do purgatório e estenda a todos os corações o doce Reino do teu amor. Amém.

 

 

Continua na próxima sexta-feira…

Fonte: Donna-Marie Cooper O’Boyle