Poucos santos escreveram mais sobre a bondade e misericórdia de Deus do que Santa Faustina. Mas no mesmo Diário em que ela testemunhou as profundezas insondáveis ​​da misericórdia de Deus, Santa Faustina também escreveu muito sobre como ela se sentia miserável. Veja o que a Irmã escreveu no trecho 133 do seu Diário:

“Quando me encontrei com o Senhor, humilhei-me e disse: “Jesus, parece que Vós não conviveis com uma miserável da minha espécie?” — Fica tranquila, Minha filha. Justamente através de uma tal miséria quero demonstrar o poder da Minha misericórdia.” (Diário, 133). 

Receber visitas frequentes do próprio Jesus Cristo não diminuiu esse conhecimento de sua miséria. Na verdade, justamente o oposto parece verdadeiro. Quanto mais Irmã Faustina veio a conhecer o Senhor e Sua misericórdia, mais ela parecia perceber sua própria miséria.

Pode não parecer evidente, mas nesta passagem, Jesus revela que não importa qual seja a provação que estamos passando, não importa quão miseráveis ​​possamos nos sentir, o Senhor sempre nos oferece uma chance de receber Sua paz se confiarmos em Sua misericórdia.

Misericórdia por meio da miséria

Então, quando nos sentimos infelizes, sem amor e não amado, não precisamos nos preocupar. Podemos deixar nossa mente tranquila, sabendo que a maneira como nos sentimos em determinado momento não muda os planos de Deus para nós.

Jesus nos permite experimentar nossa própria miséria – não porque Ele é indiferente. Mas porque Ele pode revelar Sua misericórdia da maneira mais poderosa através de nossa miséria.

O Senhor não nos pede para entender porque Ele nos permite sentir tão fraco às vezes. Ele apenas nos pede para confiar Nele. Afinal, nem Ele foi poupado dos tormentos e humilhações do mundo. Ele experimentou mais miséria durante sua paixão do que podemos imaginar.

No final, podemos colocar nossa esperança no fato de que nossa fé não termina com a cruz. A cruz é apenas o primeiro passo para experimentar a alegria da ressurreição, quando a miséria acaba e a misericórdia dura para sempre.

Jesus nos diz: Nunca deixe sua miséria te dominar. Confie na minha misericórdia e esteja em paz. Minha misericórdia é muito maior que sua miséria.

Minha oração: Jesus, quando estou sofrendo, por favor, lembre-me que Sua força e misericórdia é tudo de que preciso. Ajude-me a perseverar através de qualquer provação. Permita que eu me submeta, sabendo que, no final, apenas Sua misericórdia perdura para sempre.

 

Fonte: Divine Mercy